Riscos do aquecimento
Calor extremo de vulcões provocou primeira extinção em massa
Publicado
emHouve uma morte em massa adicional no período geológico entre 264,28 milhões e 259,51 milhões de anos atrás, conhecido como o evento de extinção em massa Capitaniano, no estágio Permiano, de acordo com um estudo liderado pelo pesquisador Huyue Song da Universidade de Geociências da China. O artigo foi publicado na revista especializada Earth and Planetary Science Letters.
Cerca de 260 milhões de anos atrás, ocorreu um evento, conhecido como extinção Permiano-Triássica, que matou 81% das espécies marinhas e 70% das espécies de vertebrados terrestres. Esta foi a maior catástrofe que já ocorreu na Terra, e o motivo alegado foi a erupção repentina de Armadilhas Siberianas . Este fato é bem estabelecido pela ciência.
A nova pesquisa mostra que o evento de extinção do Permiano-Triássico foi seguido por outro – ainda sem nome – que aconteceu 3 milhões de anos depois. Mais uma vez, o culpado é a erupção de vulcões, desta vez, nas proximidades de Emeishan Traps, no sudoeste da China.
As erupções aqueceram os oceanos por meio de gases de efeito estufa, e isso impediu que o oxigênio atingisse profundidades mais baixas. Isso causou “hipóxia oceânica ” – em outras palavras, os habitantes do mar foram lentamente sufocados e morreram ou pereceram porque sua refeição habitual foi sufocada e morreu também.
Os pesquisadores acreditam que há uma mensagem aqui, a crise do aquecimento global de hoje é algo que deve ser levado a sério. “Estamos estudando a biocrise no período Permiano, mas [um] aquecimento semelhante está acontecendo hoje por causa de eventos humanos”, alerta o estudo.
A análise ainda sugere que quando falamos em extinção em massa, geralmente pensamos na extinção do Cretáceo-Paleogeno , que ocorreu há 66 milhões de anos e eliminou 75% de todas as espécies, incluindo os dinossauros. Isso é amplamente conhecido graças a Hollywood e ao interesse geral pelos dinossauros.
Alegadamente, o evento apocalíptico foi desencadeado pelo que é conhecido como o impacto de Chicxulub , quando um asteróide de 10 a 15 km atingiu a Terra perto da Península de Yucatán . No entanto, houve outras extinções em massa e elas não foram menos mortais. Houve pelo menos cinco grandes extinções, incluindo a do Permiano-Triássico, e numerosas outras menores. Agora podemos adicionar mais um ao registro.