Villa dos Quintilii
Historiadores descobrem mais antiga vinícola romana
Publicado
emEnquanto os estudiosos procuravam uma pista de corrida de bigas no famoso local histórico perto da capital italiana, eles se depararam com uma vinícola, deixando todos maravilhados com seu luxo, mesmo para os padrões romanos: descobriram uma adega antiga e extremamente sofisticada, supostamente sem paralelo na história romana. O local é a famosa Villa dos Quintilii, nos subúrbios de Roma.
Os pesquisadores enfatizam que esta villa era uma versão romana da mansão do Grande Gatsby, e esta vinícola era a joia da coroa.
Por exemplo, as zonas de pisa da uva foram cobertas com mármore vermelho, já que ” geralmente essas áreas de pisa são cobertas com concreto à prova d’água”, explica Emlyn Dodd. Os estudiosos acrescentam que o mármore fica incrivelmente escorregadio se ficar molhado – uma ocorrência bastante comum durante a produção de vinho.
O fato de os designers terem escolhido mármore vermelho em vez de concreto indica que eles “ estavam priorizando a natureza extravagante da vinícola em detrimento de considerações práticas”.
Os especialistas alegam que se trata de uma espécie de antigo teatro culinário onde os nobres romanos não apenas bebiam até cair, mas também desfrutavam do espetáculo da produção de vinho.
Além disso, os historiadores acreditam que esta vinícola foi construída para o principal VIP da Pax Romana – o próprio imperador. Esse palpite está fundamentado na história do lugar. A Villa dos Quintilii foi construída pelos dois irmãos mega-ricos Quintilii de Roma como um símbolo de seu poder e riqueza.
O estabelecimento ocupava 24 hectares e era quase uma pequena cidade com um aqueduto pessoal e termas (banhos romanos com água aquecida).
A extensa ostentação acabou mal durante tempos turbulentos, quando o imperador Commodus (retratado por Joaquin Phoenix no drama de 2000 Gladiador) matou os irmãos e confiscou a villa para si.
A partir desse momento, a vila tornou-se propriedade imperial e o epítome da riqueza dos imperadores romanos. Alguns deles chegaram a construir um hipódromo pessoal e, ao que parece, uma vinícola teatral.