Se pegar fogo, já era
Escolas públicas do DF vivem em total abandono
Publicado
emAuditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal identificaram inúmeros problemas de infraestrutura, acessibilidade e combate a incêndio, durante inspeção realizada em 14 escolas públicas do DF.
A ação faz parte da Operação Educação, uma fiscalização simultânea dos Tribunais de Contas em mais de mil escolas públicas de todo o país, programada para os dias 24, 25 e 26 de abril.
Durante a visita ao Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho, por exemplo, o corpo técnico do TCDF encontrou diversas falhas de infraestrutura como fiação exposta, forro do teto desabando, pontos de alagamento e ausência de estrutura para drenagem de águas pluviais.
Irregularidades no sistema de combate a incêndio também foram apontadas durante a visita ao Centro Educacional Dona América Guimarães de Planaltina (DF). Além de extintores vencidos, não havia hidrantes na escola.
Entulhos, carteiras e outros móveis quebrados e expostos ao tempo também foram encontrados na Escola Classe 17 de Sobradinho (DF).
Durante as inspeções ainda foram verificados problemas de acessibilidade como falta de rampas, inclinação excessiva do piso e ausência de elevadores nas escolas. Outra irregularidade foi armazenamento incorreto de restos de obra e entulhos em quadras esportivas.
As fotos, os vídeos e as informações da auditoria nacional realizada no âmbito do Distrito Federal estão sendo compartilhadas, em tempo real, por meio de um aplicativo, com as demais equipes técnicas que também participam da operação em outros estados.
O presidente do TCDF, que participou das visitas, ressaltou que as informações levantadas na auditoria do TCDF serão levadas às pastas competentes. “As falhas que nosso corpo técnico identificou serão levadas ao governo do Distrito Federal para que sejam tomadas providências a fim de corrigir e melhorar as condições para os estudantes e sociedade do Distrito Federal”, pontuou.