Curta nossa página


Verbo transitivo

Professor é enganado, faz greve, e dá lição de moral em Ibaneis

Publicado

Autor/Imagem:
José Seabra - Foto Reprodução

Ibaneis Rocha (MDB) trocou uma vitoriosa, respeitada e milionária carreira de advogado por um palanque. Virou político e, como quase todos dessa linhagem, passou a falsear a verdade para conquistar votos.  Como jurista, assinou sua sentença de morte a médio prazo, que começa a contar o tempo a partir desta quinta, 4. Os carrascos são os professores, iludidos, como de resto outras categorias de servidores, por promessas de um sonho sereno que se transformou em pesadelo.

Por conta de dádivas inexistentes, as escolas da rede pública de Brasília vão amanhecer sem os mestres em salas de aulas. É uma greve justa, em resposta ao descaso, ao faz de conta, de quem prometeu salário de juiz que não se equipara sequer à de um carcereiro.

“Professores no meu governo vão ser prioridade, porque quem forma todas as categorias são os professores.” Palavras de Ibaneis, ainda em 2018, quando disputou e venceu sua primeira corrida ao Palácio do Buriti. O então candidato frisou que “o diálogo com o sindicato da categoria vai ser implementado a partir do primeiro momento [de governo]”, para construir uma proposta “de ser a melhor educação deste país”.

Com a greve, que deve atingir diretamente 400 mil estudantes de todo o Distrito Federal, os professores estão dando uma lição de moral em Ibaneis. O governador vai aprender, por exemplo, que não se pode falsear a verdade sem ter o nome chamuscado. Vai decorar um verbo transitivo que tem inúmeros sinônimos, entre eles desvirtuar, deturpar, falsificar, atraiçoar, enganar.

O quadro negro de hoje é reflexo do que foi dito há cinco anos. Como lembra o Sindicato dos Professores, a “melhor educação do país” prometida pelo candidato Ibaneis, não se concretizou. A política para a área da educação, sob a administração dele, mantém a categoria com salários abaixo do piso nacional pela primeira vez desde que o piso foi aprovado. E as 3 parcelas de 6% de aumento não serão suficientes para elevar o salário de volta a esse patamar.

Alguém precisava dar uma lição em Ibaneis. E ninguém melhor do que professor para ensinar que mentira tem perna curta.

Veja o vídeo

https://cdn.sinprodf.org.br/portal/uploads/2023/05/03193929/video-ibaneis.mp4?_=1

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.