Turismo e negócios
Rio continua lindo, mas Sampa dá de goleada
Publicado
emCiudad de México, Santiago, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e Bogotá, são as cidades mais destacadas da América Latina segundo o ranking inaugural City Index de Brand Finance, consultoria independente em valoração de marcas. Com uma avaliação de (84,6/100) Londres é a cidade mais bem recebida do mundo, seguida por Nova York (83/100) e Paris (79,7/100).
O estudo mais abrangente sobre a percepção de marcas de cidades, é baseado em pesquisas realizadas em 20 países e inclui a percepção de 100 cidades ao redor do mundo a partir de uma perspectiva externa (percepções locais não estão incluídas). Garantindo a Familiaridade dos inquiridos com as cidades, e dois indicadores chave de desempenho (Consideração e Reputação), o estudo desenvolve-se cruzando 7 dimensões e 7 pilares que resultam em 45 atributos para os quais cada cidade é pontuada.
Laurence Newell, diretor-geral da América do Norte, comentou: “O patrimônio histórico e cultural, a gastronomia reconhecida e admirada a nível mundial, espaços naturais únicos e o calor de sua gente convertem à Cidade do México em uma cidade inigualável. Centro financeiro e de negócios do país, é uma cidade muito atraente e esta nova análise demonstra que tem trabalhado muito para ser bem percebida a nível internacional. Este estudo revela quais são os atributos que, com o trabalho, você pode aprimorar para melhorar ainda mais sua posição internacional”
Pilar Alonso Ulloa, managing-director para a Ibéria (Espanha, Portugal), diz que “diversão, cultura e patrimônio, equipes esportivas e clubes relevantes, espaços naturais e uma ampla oferta de lazer e turismo são alguns dos atributos mais valorizados das cidades latino-americanas entre o público internacional. Mas estão longe de ocupar as primeiras posições no ranking geral das cidades mais bem percebidas. É importante que trabalhem em conjunto com os setores público e privado para desenvolver estratégias eficazes e obter maior visibilidade em nível internacional.”
Já Eduardo Chaves, diretor do órgão no Brasil, entende que o país “tem muito potencial para atrair turistas, imigrantes, investimento direto e gerar exportações superiores por meio da imagem de suas cidades. Esses são os casos da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo, as únicas cidades brasileiras classificadas no ranking das 100 principais cidades globais segundo a Brand Finance”
Cidades Brasileiras
No critério museus, artes e galerias culturais, São Paulo encontra-se acima do Rio de Janeiro, enquanto a capital paulista está 69ª posição, Rio de Janeiro encontra-se somente na 91ª posição. São Paulo é uma cidade muito rica em arte de rua, tendo grandes artistas do grafite premiados mundialmente. É muito claro que ao entrar na cidade de São Paulo, as pessoas são impactadas por seus prédios com grafites em toda sua extensão.
Nesse mesmo sentido, São Paulo está cima do Rio de Janeiro entre percepção de grandes teatros e musicais. O grande número de estabelecimentos para garantir a qualidade artística da capital paulista faz com que ela tenha melhor posição nesse critério. Destaca-se a Sala São Paulo, o principal centro de música clássica do Brasil, com apresentações de grandes nomes da música clássica e também encontros históricos com artistas da MPB.
O Rio de Janeiro é destaque na percepção de festivais culturais fora do comum, sendo a segunda cidade mais bem avaliada nesse critério. O Rio de Janeiro com sua cultura artística multifacetada e plural, faz a cidade emplacar a segunda posição no ranking nesse critério. Já São Paulo figura na 33ª posição.
Outro critério onde as cidades brasileiras são bem avaliadas é sua liderança em times e esportes. O Rio de Janeiro com seus famosos times Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, figura na 16ª posição, logo abaixo na 18ª posição está a cidade de São Paulo, e seus grandes times como São Paulo, Corinthians, Palmeiras. Além disso é a partir dessa cidade que grandes clubes de outros esportes são apresentados para o mundo.
O Brasil tem espaço para melhoria como um país estável e forte economicamente, esses atributos são intimamente ligados a políticas públicas e governamentais que estabeleçam macroeconomicamente o país. Ainda nos critérios econômicos, o Brasil também tem espaço para melhorar na capacitação de seus colaboradores por meio de incentivos a educação e profissionalização de sua população.
Nesse mesmo sentido, a legislação tributária não é favorável as cidades brasileiras, quando comparadas com outras cidades globais. O Brasil opera com altas taxas tributárias, tanto federais, estaduais e municipais que tornam suas cidades poucas atrativas nesse sentido. Isso faz com que percepção de crescimento e estabilidade fiquem prejudicadas e com isso os scores nesses critérios não são os melhores entre as cidades avaliadas.
Por outro lado, o Brasil é um país muito rico em cultura, valores pessoais e belezas naturais. Esses são os critérios que suas cidades são mais bem avaliadas. No critério cultura e tradição, o Rio de Janeiro classifica-se na 38 a posição e São Paulo na 61ª posição, posições acima de suas classificações gerais.