Vitória é rebaixado com derrota por 1×0 para o Santos em casa
Publicado
emO Vitória está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. No Barradão, neste domingo, o Santos venceu o time baiano por 1 a 0, em partida em que faltou vibração e qualidade para os mandantes escaparem da degola. A vitória santista, com gol de Thiago Ribeiro nos acréscimos, impediu a queda do Palmeiras, que empatou contra o Atlético-PR.
Com 38 pontos, o Vitória termina assim o Campeonato Brasileiro na 17ª posição e rebaixado ao lado do rival Bahia. O Santos, que acabou em nono lugar, somou 53 pontos na competição.
Foi por caprichos do futebol, e incompetência dos jogadores da frente, que a bola não balançou as redes já no primeiro tempo da partida no Barradão. Cheio de espaços para seus quatro mais ofensivos, o Santos chegou à frente em cinco ocasiões na etapa inicial. E mesmo assim falhou em todas.
Leandro Damião, que vinha de dois gols marcados sobre o Botafogo, furou dentro da grande área aos 5min. Thiago Ribeiro, por sua vez, teve três possibilidades. Em uma, parou em Fernández. Na outra, repetiu Damião e furou. Na terceira, cabeceou sobre a trave. Gabriel, por sua vez, teve a melhor chance, mas acertou o travessão em chute forte.
Já o Vitória, cheio de espaços na defesa e sem conseguir envolver na frente, levou perigo graças às finalizações de média e longa distância. Ayrton bateu firme de longe e parou em Aranha. Marcinho, o mais lúcido na equipe baiana, assustou em duas jogadas do tipo. Na primeira, a bola passou rente à trave. Na segunda, o goleiro santista segurou.
Na etapa final, o preparo físico do Vitória se mostrou um inimigo na luta pela permanência na primeira divisão. O time da casa voltou do vestiário sem pernas e também sem muita vontade. Só mesmo após mexidas de Ney Franco, com Juan, Willie e Guillermo Beltrán, alguma possibilidade foi criada. Mesmo assim, somente na base do abafa, enquanto Damião vacilou diante de Fernández em um contragolpe.
Já no fim, com o Vitória completamente entregue, o Santos tirou o zero do marcador. Thiago Ribeiro iniciou a jogada, recebeu de volta dentro da área e chutou de pé direito para vencer Gatito Fernández e decretar, de uma vez por todas, a queda do time baiano.