E-200
Rússia derruba mísseis da Otan em ataques à Criméia
Publicado
emKiev fez uma tentativa frustrada de atingir alvos nas regiões da Crimeia, Rostov e Kaluga com mísseis antiaéreos S-200 nas últimas horas, informou o Ministério da Defesa da Rússia. As armas, segundo Moscou, foram fornecidas pela Otan (União Europeia, Estados Unidos e Canadá).
“O regime de Kiev fez uma tentativa frustrada de atingir alvos nas regiões da Crimeia, Rostov e Kaluga com mísseis antiaéreos S-200 convertidos em uma versão de ataque para destruir alvos terrestres”, disse o ministério.
Um dos mísseis S-200 lançados por Kiev em território russo tinha como alvo a ponte da Crimeia, enquanto outro voou para uma base militar na região de Rostov, disse o ministério.
De acordo com o relatório das Forças Aeroespaciais Russas ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas Valery Gerasimov, quatro alvos balísticos ucranianos foram destruídos, acrescentando que dois mísseis S-200 foram destruídos por meio de defesa aérea, e doutros dois foram derrubados por meio de guerra eletrônica. “Não há vítimas e destruição”, disse o ministério.
Além disso, Gerasimov instruiu o Estado-Maior das Forças Armadas Russas, bem como oficiais do posto de comando do grupo conjunto, a identificar locais de armazenamento e treinamento, bem como as posições de lançamento de mísseis S-200 ucranianos e armas de ataque semelhantes e planeje seu dano de fogo preventivo.
Gerasimov também ordenou a adoção de medidas adicionais para melhorar a proteção das instalações contra ataques aéreos no menor tempo possível, disse o comunicado.