17 de julho
Lua Nova abre as portas para início promissor
Publicado
emNo dia 17 de julho, às 15h31, a Lua entra em sua fase Nova no grau 24°56’ do signo de Câncer. Signo de modalidade cardinal e elemento Água, Câncer é território regido pela própria Lua, sendo um posicionamento especialmente poderoso.
As principais características do signo envolvem a capacidade de cuidar e nutrir, a valorização da família e do lar, a conexão com o passado e a ancestralidade, mas também as oscilações de humor, inseguranças de ordem emocional e a necessidade de momentos de recolhimento.
A fase Nova lunar é o momento em que a Lua começa a retomar a sua luminosidade para dar início a um novo ciclo. É o período adequado para buscarmos projetar o que queremos realizar no período de 28 dias que teremos adiante na lunação.
A fase Nova é propícia aos inícios e retomadas, indicada para definirmos os novos caminhos e o modo como chegaremos aos objetivos propostos.
Essa é a hora de começar e, ao mesmo tempo, tentar entender a forma mais interessante de agir na fase Crescente que virá a seguir. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias e a fase Nova deste mês ocorrerá entre os dias 17 e 25 de julho.
A Lua Nova em um signo de Água, como Câncer, nos fala fundamentalmente de um momento bastante intuitivo e que nos orienta a desenvolver a dimensão do cuidado em nossas vidas.
Com a sensibilidade desse signo de Água acolhedor, podemos tornar mais afetivas e delicadas as atitudes dos signos de Fogo, flexibilizar a rigidez que pode estagnar os signos de Terra e alimentar de empatia a mente criativa dos signos de Ar!
Quando uma Lua Nova ocorre, é sempre um encontro entre Sol e Lua, no qual os dois astros estão juntinhos, aliando interesses e iluminando todo o caminho da lunação.
Então, temos, por esses dias, Sol e Lua no mesmo signo a intensificar os desígnios e as características desse pedacinho do Zodíaco que fica em evidência.
Câncer, signo dessa Lua, é território de domicílio lunar, e aqui temos a potencialização de todas as forças lunares. Câncer é um signo muito conectado com as emoções que nutrem o espírito de afeto, estando conectado à ideia da proteção advinda da experiência do útero — na qual a mãe representa o corpo de proteção e nutrição do ser em desenvolvimento.
Nesse sentido, é um signo de sensibilidade feminina e relacionado ao tema lar e família, como extensão simbólica dessa relação primordial de cuidado.
Há, nesse signo, o desenvolvimento de um olhar atento às necessidades do outro e uma disposição genuína em oferecer ao outro o alimento de que precisa — seja alimento material ou da alma.
No entanto, é preciso frisar que, se, por um lado, a dedicação ao outro existe, ela também espera reciprocidade.
Câncer é um signo de comunhão e de estabelecimento de vínculo, por isso, também está ligado às memórias — que são os tesouros e o elo entre a nossa existência presente e as situações vividas que nos trouxeram até aqui.
O passado e os antepassados, como fatos e pessoas que nos constituem de alguma forma, também estão conectados a este signo.
No contexto de uma Lua Nova, o fato de Câncer estar colocado como ponto focal nos propõe iniciar projetos com os quais possamos desenvolver um vínculo afetivo ou nos quais possamos exercitar esse olhar generoso de cuidado e nutrição para o outro e para nós mesmos.
Da mesma forma, iniciativas que promovam alimento para o corpo e para o espírito também estão favorecidas. Temas relativos ao passado podem retornar e pedir um novo olhar, portanto, estejamos atentos ao que parece ganhar nova vida.
Considerando os luminares como expressão da nossa personalidade individual, podemos também considerar que há a indicação de um movimento que precisa ser originado de dentro de cada um de nós, nas nossas emoções.
É preciso que a gente preste muita atenção ao que estamos sentindo, pois as emoções darão a direção do que precisamos buscar. Sentimos que é preciso investir em quê?
A Lua Nova em Câncer nos oferece a generosidade necessária para que sejam abertos espaços de acolhimento para as nossas dores e as dores dos outros. É uma oportunidade para alimentarmos a vida com afeto e sensibilidade.
O momento é propício para a criação de algo novo que fortaleça os vínculos positivos e que ofereça a sensação de pertencimento nos caminhos escolhidos, mas há outras configurações específicas neste julho de 2023, e podemos detalhar um pouco mais:
A Lua Nova do dia 17 ocorre com ambos luminares, Sol e Lua, recebendo uma oposição de Plutão, que estabelece uma tensão importante e está posicionado novamente no signo de Capricórnio.
Por outro lado, eles também recebem aspectos fluentes de Netuno em Peixes e Urano em Touro, que se colocam respectivamente em trígono e sextil, amenizando um pouco a condição do céu e nos revelando as oportunidades de resolução para os possíveis conflitos.
O primeiro ponto ao qual precisamos estar atentos diz respeito ao aspecto tenso entre os luminares e Plutão — retrógrado no signo de Capricórnio. Retrogradações são períodos em que os planetas dão a aparência de estarem andando para trás, na perspectiva do observador posicionado na Terra.
Esses momentos são importantes para a astrologia, pois na simbologia astrológica acionam dias de revisão e de busca por maior entendimento das situações.
Sempre que uma retrogradação acontece, as situações que não estão bem resolvidas explodem e revelam aspectos que ainda desconhecemos.
Essa configuração retoma os eventos que vivemos desde 2020, com eclipses no eixo Câncer-Capricórnio e a grande conjunção planetária de Júpiter-Saturno-Plutão em Capricórnio. É tempo de rememorar o percurso trilhado desde lá e entender o rumo que a vida está tomando.
Observe as escolhas feitas e as perspectivas que elas construíram para o agora. É preciso ajustar algum ponto ou estamos satisfeitos com o horizonte que temos à frente?
Câncer é signo de cuidado, alimento e proteção. Enquanto Capricórnio segue em frente, Câncer resgata o valor que pode ter sido deixado para trás.
Nesta Lua Nova, precisamos olhar para frente, mas sem perder a perspectiva histórica do que nos trouxe até aqui. Nem tudo precisa ser descartado para que o novo caminho se concretize. Avalia o que o coração busca retomar.
Netuno estabelece um aspecto extremamente positivo na lunação e isso pode indicar cura e conexão espiritual, intuição e imaginação. Novamente temos um elemento para nos lembrar que, por vezes, o entendimento não passa por escolhas racionais, mas por um salto de fé e uma aposta naquilo que nos faz sonhar.
Há também uma perspectiva de que, ao retomar o caminho trilhado, como apontado no parágrafo anterior, seja possível nos colocarmos no lugar do outro e desenvolver a empatia e o perdão diante das situações difíceis que possamos ter passado.
Temos adiante caminhos a serem trilhados com afeto e diante dos quais não nos cabe seguir com mágoas ou ressentimentos. A ideia parece ser que possamos semear afeto e gentileza ao compreender que cada um sempre faz o melhor que pode — a partir das circunstâncias dadas e sua trajetória particular.
Ao curar o passado, poderemos olhar para o futuro com esperança e generosidade.
Urano entra na configuração do evento com o papel crucial de nos lembrar que é momento de renovar os votos com a vida ao acolher novas atitudes e projetos.
É preciso seguir modificando atitudes e alinhando os compromissos ao exercício da autonomia e da liberdade. Em Touro, podemos dizer que temos um aviso de que a estabilidade não existe pela simples manutenção do que é ou está, mas pela atualização constante do que precisa ser.
A segurança, o conforto e o valor que buscamos precisam ser encontrados na dinâmica da inovação. Se o mundo e as circunstâncias são outras, é preciso adaptar — mas com foco, praticidade e direção. Mudar e preservar: é tempo de encontrar o equilíbrio nessa equação.
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência maravilhosa dessa Lua Nova em Câncer? Leia abaixo as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.
Lembrando que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!
Áries – Hora de cuidar do lar, do aconchego e de entender a que você se sente pertencendo por esses tempos. A percepção do que realmente tem valor na vida está mudando e é preciso desenvolver formas de agregar essas novas dimensões do que importa às atividades e projetos.
O período envolve refletir sobre a família de origem, mas também sobre a família que a gente constrói e à qual você se sente vinculado por identificação e ideais. Pode também ser um bom momento para cuidar da casa e do espaço que te acolhe na vida.
Touro – Ser gentil é a palavra de ordem por esses dias, mas também ser dedicado e aberto a aprender na relação com aqueles que estão próximos a você.
Se há questionamentos e conflitos envolvendo relações com autoridades, há também a chance de desenvolver um poder individual de resistência e transformação.
Flexibilize um pouco as certezas sobre o mundo, adapte alguns métodos, mas não duvide do que é capaz de realizar. O momento é de aprendizado e aperfeiçoamento na troca com as pessoas mais próximas. Confie em quem estiver por perto.
Gêmeos – Tempo de pensar no que importa para você no momento presente e para que direção você está conduzindo a vida. Há sempre um lugar de partida, mas também um lugar onde chegar.
Olhe para dentro e observe com profundidade o impacto emocional dos acontecimentos — principalmente os de âmbito profissional.
Busque ter consciência do caminho que está sendo trilhado e invista para que ele reverbere os novos valores que estão sendo desenvolvidos dentro de você. Permita-se sonhar e realizar algo significativo.
Câncer – O foco deve estar em você e nas transformações que te trazem força e segurança. Cuidar bem de si e apreciar as próprias capacidades é importante nesse momento.
Acolha com generosidade a si mesmo e perceba o quanto você pode realizar. É no desenvolvimento da percepção de sua individualidade que será possível alinhar o vínculo a pessoas e projetos.
Lembre-se de que é justamente aquilo que nos torna singular que enriquece as nossas trocas e nos faz importante para o mundo.
Leão – O período pede introspecção para que aquilo que está sendo movimentado no seu campo emocional possa vir à tona como fortaleza. Há tensão no âmbito das parcerias e dos relacionamentos.
As situações difíceis precisam ser enfrentadas. Não perca o seu próprio centro, pois ele é o balizador da sua verdade e garante que as atitudes de hoje resultem em bons eventos futuros.
O mundo lá fora vê a transformação acontecendo dentro de você. Esteja consciente e atento para que sejam belas as sementes a brotar.
Virgem – Nesse momento a sua rede de contatos está se ampliando e é importante aproveitar isso para os bons encontros. Vá além do seu círculo de relações cotidianas e esteja aberto para ser surpreendido.
Procure não fazer pré-julgamentos e veja como o universo pode estar aproximando você das pessoas certas para lhe auxiliar nas mudanças que você vem buscando.
Também tenha cuidado com a sobrecarga de atividades, pois os estudos também estão estimulados e as tarefas práticas do dia a dia seguem exigentes.
Libra – Época de inspiração e projeção pessoal no mundo, então esteja preparado. As mudanças internas começam a transpor para o externo as novidades.
O seu potencial criativo está estimulado, a intuição está ativada e será preciso manter o equilíbrio para que todo esse potencial seja bem direcionado e não fique perdido no meio do caminho.
Esteja atento, pois o que for realizado agora tende a ser notado. O desafio está em ajustar as suas intenções iniciais com as oportunidades que o meio vier a apresentar. Observe e considere as opções.
Escorpião – Está em curso o desenvolvimento de uma nova e mais ampla perspectiva para seus planos de futuro e isso está relacionado ao modo como as suas relações estão sendo vividas.
Mudanças de dinâmica nas parcerias e pressões no ambiente familiar podem estar impulsionando você a ver as coisas sob outros ângulos.
Há inspiração e potência para o exercício criativo e será possível contar com quem está ao seu lado para acompanhá-lo no processo. Deixe a vida se transformar e materializar suas ideias.
Sagitário – O momento é de emoções muito intensas e pode ser difícil colocar em palavras o que realmente está acontecendo no seu interior. Busque amparo na família e na rotina diária para dar alguma ordem ao turbilhão.
Reveja posturas e esteja preparado para abrir mão de algumas verdades. Conversas difíceis podem entrar em pauta, mas serão oportunidades para que você aprenda e desenvolva habilidades básicas para enfrentar os desafios que estão à frente.
Faça um esforço para lidar com os imprevistos de maneira leve e criativa.
Capricórnio – O momento é de olhar para os seus relacionamentos e o valor que eles têm na sua vida. Há conversas que precisam ser feitas para que as novidades que estão a caminho tenham espaço para acontecer.
Novidades no campo dos afetos podem surpreender e estimular a criatividade nas relações. Converse e deixe que as afinidades se fortaleçam na troca de ideias. Há um convite para que a vida possa ser vivida de maneira compartilhada. O caminho traçado para um pode ser percorrido por dois.
Aquário – Reinvente a sua rotina e deixe que as novidades criem um novo espaço de pertencimento para os seus dias. Você tem passado por um processo de renovação pessoal profundo e é preciso reconstruir o seu entorno a partir dessa nova percepção de si mesmo.
Nesse momento, você terá a inspiração necessária para dar os contornos mais coerente para a sua rotina. Ajuste o dia a dia, a casa, os pequenos hábitos. É momento de transpor a mudança interna para o ambiente em que vive.
Peixes – Aproveite o clima sensível desses dias para viver momentos de alegria e prazer. Os encontros estão favorecidos e as atividades artísticas e criativas também.
Há pressões de ordem profissional exigindo bastante de você, portanto não descuide das suas responsabilidades. Porém, abra espaço para que essa fluidez criativa possa ajudar.
Os momentos de lazer podem auxiliar a encontrar formas mais leves de lidar com o trabalho e também proporcionar novas e estimulantes amizades.