Curta nossa página


Que que é isso, Ibaneis?

Buriti acusado de racismo em campanha contra queimadas

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque - Foto Reprodução

Racismo estrutural e institucional. É assim que está sendo considerada a mais nova campanha publicitária do Governo do Distrito Federal para combater as queimadas nessa já prolongada estiagem em Brasília. A peça que ilustra a campanha é criticada por diferentes motivos. Mas pega em cheio o governador Ibaneis Rocha (MDB), que se declara branco, e a loiríssima vice-governadora Celina Leão (PP).

Inconformado com a imagem da campanha – um negro com os cabelos sendo incendiados -, o grupo ativista Afro Verdes divulgou na manhã desta quinta-feira, 13, uma nota de repúdio. E há outras instituições representativas dos negros que ameaçam acionar o Governo do Distrito Federal na Justiça, para a devida retratação.

Leia a nota do Afro Verdes:

“Vimos (por meio desta nota) expressar nosso veemente repúdio à propaganda veiculada pelo governador do Distrito Federal, que utilizou de forma insensível e ofensiva o cabelo Black Power de um jovem negro em chamas, associando-o às queimadas. Consideramos essa ação extremamente irresponsável e desrespeitosa, perpetuando estereótipos raciais e causando profundo desconforto à comunidade negra.

Embora reconheçamos a importância de combater as queimadas para a preservação da natureza, não podemos tolerar a utilização de imagens degradantes que reforçam o racismo estrutural e violam a dignidade de indivíduos negros. A frase “combater as queimadas é preservar nossa própria natureza” é verdadeira e relevante, mas o uso de uma imagem tão insensível enfraquece a mensagem e perpetua estereótipos prejudiciais.

Lembramos que lutar contra o racismo estrutural é um dever de todos, e isso inclui os governantes, que devem ser exemplos de respeito e inclusão. A imagem utilizada na propaganda é profundamente degradante e desconsidera a história de luta e resistência do povo negro.

Repudiamos veementemente essa abordagem insensível e exigimos que o governador do Distrito Federal se retrate publicamente, reconhecendo o erro cometido e se comprometendo a adotar medidas efetivas para combater o racismo estrutural em todas as esferas do governo.

Reforçamos que a luta contra o racismo estrutural é fundamental para preservar a vida e a dignidade da população negra. Devemos construir uma sociedade justa, igualitária e livre de estereótipos que perpetuam a opressão racial.

O Afro Verdes se mantém firme na defesa dos direitos e da dignidade da comunidade negra, e continuará a denunciar qualquer forma de discriminação racial, seja ela explícita ou velada. É hora de unirmos forças para construir um futuro onde a diversidade e a igualdade sejam valorizadas, em que todos possam viver sem medo, orgulhosos de suas raízes e culturas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.