Curta nossa página


'Potencialmente perigoso'

Asteroide com 1km de diâmetro passa para ver a Terra de perto

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Divulgação

Um grande, misterioso e perigoso asteroide está dando as caras por aqui. Ele não possui nome verbal, apenas o número 349507-2008 QY. A distância mínima até o asteroide será de 6,3 milhões de quilômetros, o que poderia classificá-lo como potencialmente de alto risco para a Terra.

O astro errante foi descoberto em 2008. Mas antes disso, ele apareceu em imagens espaciais em 1989. Os astrônomos não o notaram na época, embora tenham sido capazes de detectá-lo em imagens de arquivo após calcular sua trajetória no passado.

Além das observações óticas, os astrônomos realizaram uma série de experiências de radar com o asteroide em 2012, o que lhes permitiu determinar a sua velocidade e distância da Terra. No total, os cientistas fizeram mais de 500 observações deste corpo celeste. Seu diâmetro é estimado entre 500 metros e 1,1 quilômetro.

Nesta terça, 3 de outubro, a distância entre a Terra e 349507 diminuirá para um mínimo de 6,3 milhões de quilômetros ou 0,04 unidades astronômicas (au), igual ao raio da órbita da Terra.

Isto é 16 vezes a distância até a Lua, mas permite que o asteroide seja considerado perigoso pelos critérios da Nasa. A agência, no entanto, garantiu que a Terra não corre risco de impactos graves de asteroides até o próximo século.

Asteroides próximos à Terra com esse tamanho são objetos relativamente raros. Mas quando atingem o planeta, provocam o caos. Como aquele que extinguiu os dinossauros, há mais de 65 milhões de anos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.