Guerra no Oriente
Polônia oferece ajuda humanitária e manda buscar compatriotas
Publicado
emO presidente polonês Andrzej Duda disse nesta segunda, 9, que ofereceu assistência humanitária ao presidente israelense, Isaac Herzog, e pediu para não “superestimar a gravidade” da situação em Israel.
“Expressei nossas condolências durante a conversa telefônica com o presidente israelense, Isaac Herzog. Também lhe ofereci assistência humanitária”, disse Duda no ar do canal polonês Polsat.
Ao mesmo tempo, o líder polaco apelou a não “sobrestimar a gravidade” da situação em Israel, afirmando que não é o primeiro conflito militar no Médio Oriente nas últimas décadas.
“Eu não exageraria [a seriedade]. Esta não é a primeira situação militar no Oriente Médio. Lembramos que nas últimas décadas tais situações já ocorreram. As guerras que foram travadas lá não resultaram em nenhuma guerra mundial, então eu não iria tão longe”, acrescentou Duda.
No início do dia, o ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, disse que os militares polacos estavam a preparar-se para evacuar os cidadãos polacos de Israel.