Carnificina anunciada
Israel manda palestinos deixarem Norte de Gaza; ONU diz não
Publicado
emOs militares israelenses notificaram as Nações Unidas que toda a população do norte de Gaza, ou aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, e o pessoal da ONU devem se mudar para o sul de Gaza num prazo de 24 horas. A ONU, reagiu com um sonoro ‘não’.
Stephane Dujarric, porta-voz do organismo internacional, afirmou que pouco antes da meia-noite de quinta, 12, os líderes das equipes do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU e do Departamento de Segurança e Proteção em Gaza foram informados pelos seus oficiais de ligação das forças armadas israelenses que toda a população deve se mudar para o sul de Gaza nas próximas 24 horas.
“Isso equivale a aproximadamente 1,1 milhão de pessoas. A mesma ordem se aplica a todos os funcionários da ONU e àqueles abrigados em instalações da ONU – incluindo escolas, centros de saúde e clínicas”, disse Dujarric em um comunicado.
A ONU acredita que é “impossível que tal movimento ocorra sem consequências humanitárias devastadoras”.
“As Nações Unidas apelam veementemente para que qualquer ordem deste tipo, se confirmada, seja rescindida, evitando o que poderia transformar o que já é uma tragédia numa situação calamitosa”, afirmou Dujarric.