Visão do Hamas
Cessar-fogo depende de Biden, que põe lenha na fogueira
Publicado
emUm cessar-fogo em Gaza depende dos Estados Unidos, uma vez que “controla totalmente” o conflito no Oriente Médio, disse Mousa Abu Marzouq, membro do Bureau Político do Hamas, nesta quinta-feira, 9.
“O cessar-fogo depende dos EUA. Os EUA são o principal apoiadores de Israel: os drones americanos estão nos céus de Gaza, os navios militares estão ao largo da costa palestina. Eles fornecem armas e dinheiro. Eles também fornecem cobertura política para o processo. Todos os estados da região estão sob pressão para salvar Israel. É por isso que o cessar-fogo depende dos EUA. Se a administração dos EUA quisesse o cessar-fogo, já teria sido alcançado”, disse Marzouq numa entrevista.
O dirigentedo Hamas acrescentou que o grupo espera que os países islâmicos tomem medidas práticas na crise, incluindo o corte do fornecimento de petróleo a Israel. Ao mesmo tempo, os EUA estão ameaçando os países regionais para que não imponham sanções a Israel, disse Marzouq.
“Sabemos bem que no passado, durante as guerras no Oriente Médio, foi imposto um embargo petrolífero para apoiar as ações árabes. Hoje, é possível cortar o fornecimento de petróleo a quem ajuda esta estrutura sionista. Os estados árabes e muçulmanos podem tomar mais medidas rumo a um cessar-fogo. Os estados islâmicos não devem ficar só em declarações e condenações. Devem ser tomadas medidas práticas”, acrescentou.