Curta nossa página


Vizinhos gigantes

Novas imagens mostram como Netuno e Urano são quase siameses

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

Cientistas da Universidade de Oxford divulgaram as imagens do planeta Urano e de seu vizinho celestial Netuno, juntamente com análises que afirmam dissipar o que os astrônomos agora acreditam ser um equívoco comum sobre eles. A pesquisa foi liderada pelo professor Patrick Irwin do Departamento de Física.

“O professor Irwin e a sua equipa descobriram que ambos os planetas têm, na verdade, um tom semelhante de azul esverdeado, apesar da crença comum de que Netuno é de um azul profundo”, lê-se num comunicado de imprensa no site da universidade.

Fotos e ilustrações amplamente divulgadas dos planetas retrataram mais ou menos fielmente a tonalidade de Urano, de acordo com os cientistas, tornando-o um ciano pálido com um leve tom verde. Mas Netuno foi retratado em um tom mais parecido com o azul royal.

Os pesquisadores dizem que o aprimoramento artificial de fotos que datam do sobrevoo da Voyager 2 da Nasa na década de 1980 é parcialmente culpado.

Netuno se distingue em parte por seus tênues redemoinhos de nuvens e vento em comparação com a aparência mais uniforme de Urano. O contraste foi aumentado nas imagens de Netuno para melhor demonstrar sua textura, mas os ajustes resultaram em uma representação imprecisa da cor do planeta.

A equipe do professor Irwin diz que as imagens monocromáticas capturadas pela Voyager 2 também foram, às vezes, combinadas incorretamente, criando fotos compostas enganosas.

“Mesmo que a cor artificialmente saturada fosse conhecida na época entre os cientistas planetários – e as imagens tenham sido divulgadas com legendas explicando isso – essa distinção se perdeu com o tempo”, disse Irwin.

“Aplicando o nosso modelo aos dados originais, conseguimos reconstituir a representação mais precisa da cor de Netuno e Urano.”

Os cientistas alcançaram resultados semelhantes aplicando o mesmo processo a imagens de várias fontes, o que, segundo eles, comprova a confiabilidade do seu método.

Os pesquisadores também desenvolveram uma explicação para o motivo pelo qual Urano às vezes parece ter uma tonalidade mais verde. Altos níveis de metano na atmosfera do planeta normalmente absorvem a luz verde, mas os pesquisadores dizem que a atmosfera de Urano é mais fina em torno dos seus pólos por razões que ainda não entendem. O planeta quase gira de lado com os pólos voltados para a Terra durante o verão e o inverno, refletindo luz verde para os observadores.

“A percepção errada da cor de Netuno, bem como as mudanças incomuns de cor de Urano, têm nos atormentado há décadas”, disse Heidi Hammel, da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia. “Este estudo abrangente deve finalmente resolver ambas as questões.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.