Curta nossa página


Covid e outros vírus

Ameaça de pandemia tripla assusta os americanos

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

Os Estados Unidos estão atravessando a sua primeira temporada viral respiratória desde a pandemia, com um aumento nos casos de gripe, Covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR). Agora, os meios de comunicação social levantaram o espectro de uma potencial epidemia de “ameaça tripla”.

No outono passado, os EUA reviram os seus planos de controle de doenças infecciosas na sequência da pandemia da Ccovid-19. Vacinas recentemente desenvolvidas contra o VSR estavam em circulação e vacinas atualizadas contra a Covid também foram lançadas.

Mas a confiança do público está diminuindo devido à dificuldade de acesso à vacina contra o VSR, enquanto a taxa de adesão às vacinas atualizadas contra a Covid permanece baixa.

Os números de hospitalização por Covid aumentaram desde novembro passado. Os testes de águas residuais domésticas mostram concentrações virais significativamente aumentadas em quase 69% dos locais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relataram um aumento generalizado de casos de gripe em todo o país. Em meados de Dezembro, registou-se um declínio notável na adesão à vacina contra a gripe, com cerca de 8 milhões de indivíduos a menos vacinados do que em 2022.

Durante as fases iniciais da pandemia, medidas rigorosas para conter a transmissão da Covid aparentemente também suprimiram as infecções por gripe, que quase desapareceram. No entanto, a época de gripe subsequente de 2022-23 indicou um ressurgimento de casos de gripe.

De acordo com uma pesquisa da KFF, apenas cerca de 20% dos adultos americanos receberam a última dose da vacina Covid. Da mesma forma, a adoção de versões anteriores de vacinas pareceu fraca, indicando que muitos indivíduos poderão ainda não ter proteção contra as imunizações iniciais em 2020 ou 2021.

Luis Ostrosky, da UTHealth Houston e Memorial Hermann, falou à mídia sobre os aumentos simultâneos da gripe e de Covid, destacando um aumento constante, porém preocupante, nos casos de RSV na área de Houston, no Texas.

Sublinhando a gravidade da situação, o CDC emitiu um alerta de saúde no final de Dezembro de 2023, instando os médicos a dar prioridade às vacinações e aos testes para os pacientes que apresentam sintomas.

De acordo com os dados de RSV do CDC, a positividade dos testes de antígeno e PCR atingiu o pico no final de novembro passado e desde então começou a diminuir.

Embora houvesse otimismo em torno da aprovação de duas vacinas contra o VSR para idosos e um anticorpo monoclonal para crianças para mitigar os casos nesta temporada, a Sanofi, fabricante das vacinas, anunciou uma escassez em outubro passado devido à “demanda sem precedentes”.

Isto levou o CDC a instruir os médicos a priorizar os pacientes de maior risco para as doses disponíveis. Além disso, a adesão à vacina contra o VSR entre os idosos tem sido notavelmente baixa. Em meados de Dezembro de 2023, as estatísticas do CDC indicavam que apenas cerca de 10 por cento dos residentes em lares de idosos tinham sido vacinados contra o vírus.

Marcus Plescia, representando a Associação de Funcionários de Saúde Estaduais e Territoriais, expressou apreensão com a escalada da atividade viral. Enquanto os EUA se preparam para um potencial aumento nas viagens pós-férias, ele lamentou as atitudes relaxadas em relação às precauções da era pandêmica, incluindo ficar em casa quando não estiver bem e usar máscara.

No entanto, Plescia reconheceu que muitos hospitais estão reimplementando os mandatos de máscara, antecipando mais diretivas deste tipo nos próximos dias. Mas ainda não há relatos generalizados de hospitais sobrecarregados pelo aumento de casos respiratórios.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.