Dióxido de carbono
Cientistas usam nova técnica para identificar planeta habitável
Publicado
emA capacidade de um corpo refletir a luz das estrelas já foi o método para determinar a habitabilidade de um exoplaneta, mas uma nova pesquisa surgiu com um novo método de detecção baseado no dióxido de carbono atmosférico.
Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, desenvolveram um ,modelo para identificar planetas potencialmente habitáveis através da análise dos seus níveis de dióxido de carbono (CO 2).
A habitabilidade de um planeta é definida pela sua capacidade de obter e reter água na sua camada externa. Planetas muito próximos ou distantes de seus sóis são excluídos da “zona habitável”.
Embora o grau em que um planeta reflete a luz das estrelas já tenha sido a principal medida da habitabilidade de um planeta, uma revelação recente muda o foco para as concentrações de CO 2 , que indicam a presença de água e aumentam as perspectivas de vida.
O novo método proposto envolve a comparação das concentrações de dióxido de carbono dos planetas candidatos com os vizinhos. Um nível reduzido de CO2 sugere que o gás se dissolveu nos oceanos ou foi assimilado pela biomassa em escala planetária.