Ninguém passa
Houtis atacam navio inglês no Golfo de Áden
Publicado
emA marinha do Iêmen atacou o navio britânico Lycavitos sob a bandeira de Barbados com mísseis antinavio no Golfo de Áden, disse o porta-voz militar Houthi, Yahya Saree.
“O navio britânico Lycavitos foi atacado no Golfo de Aden por mísseis antinavio com impacto direto no alvo. Continuaremos a dificultar a passagem de navios associados a Israel até que a agressão na Faixa de Gaza cesse e o bloqueio seja levantado”, enfatizou Saree.
No início do dia, horário local, as Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO) disseram ter recebido um relatório de um ataque a um navio a 85 milhas náuticas a leste da cidade iemenita de Aden.
O movimento Houthi, que controla grandes partes do norte e oeste do Iémen, prometeu em Novembro de 2023 atacar quaisquer navios associados a Israel até suspender as acções militares na Faixa de Gaza.
Isto levou o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a anunciar a criação de uma operação multinacional para garantir a navegação no Mar Vermelho.
Mais tarde, as forças dos EUA e do Reino Unido lançaram grandes ataques contra as posições Houthi, numa tentativa de degradar a capacidade dos rebeldes de atacar navios comerciais.