Ataque fatal
Mísseis russos deixam Ucrânia sem luz, internet e com muita desolação
Publicado
emO sistema energético da Ucrânia está fora do ar depois do maior ataque promovido pelas forças russas nesta sexta-feira, 22. Mísseis atingiram as usinas térmicas e hidrelétricas do país, disse Volodymyr Kudrytskyi, chefe da operadora de rede elétrica ucraniana Ukrenergo.
“O ataque foi o maior de todos os tempos, sendo utilizados meios combinados de destruição. O ataque foi realizado em diferentes regiões da Ucrânia, em centrais térmicas e hidroelétricas, bem como nas principais subestações operadas pela Ukrenergo”, disse Kudrytskyi.
Foram registados danos em instalações energéticas em muitas regiões, especialmente em Kharkiv, onde a escala dos danos é maior do que noutras regiões, frisou Kudrytskyi, observando que o alvo eram instalações de redes elétricas em diferentes regiões da Ucrânia – instalações de produção, de alta subestações de tensão e subestações de operadoras de distribuição.
Mais de metade da Ucrânia está sem eletricidade, aquecimento e conexão com a internet como consequência de ataques de precisão russos em grande escala contra a rede energética do país.