Buriti abandona crianças e idosos carentes à própria sorte
Publicado
emLocalizado entre as quadras 5/11 do Setor Sul do Gama, o COSE encontra-se fechado e em completo sinal de abandono. São mais 400 pessoas, entre idosos e crianças, que estão tendo o atendimento sócio educativo prejudicado. A situação compromete a realização de oficinas para crianças e ginástica para 3ª Idade. O local está fechado a mais de 1 ano.
Em 2012 população da cidade criou um movimento contra o fechamento do Cose Gama Sul. No dia 06 de outubro do mesmo ano, eles fizeram uma manifestação no local que contou com cerca de 50 idosos, moradores e liderança. Tal ação tinha como objetivo reivindicar a volta do atendimento no mesmo prédio.
Resultado, o local deixou de funcionar e hoje está em completo estado de abandono. O mato e o lixo tomaram conta lugar. Objetos, mobília e maquinário estão tudo amontoados dentro e fora das salas. A situação é alarmante e o espaço, que poderia estar servindo a toda aquela região, fica as moscas, ratos, baratas e outros animais peçonhentos.
No momento, estão transportando crianças e idosos em condições incomodas para outro COSE, no setor leste. Os presentes dizem que o atendimento está prejudicado, causando muitos transtornos. O fechamento desse serviço social se deu sem qualquer consulta ou satisfação à comunidade.
Enquanto isso um projeto de transformação de uma área de lazer próxima a essa unidade do COSE em uma creche está revoltando toda a população. A área fica localizada entre o CEF 15 e o CEM 03. Atualmente utilizada como passagem das quadradas 11 e 05 do Setor Sul, tem sua destinação como área de lazer para a população. Tal conquista foi feita pelos moradores já a algum tempo, porém nada foi feito até o momento e a área segue, também, abandonada pelo governo. O local está com mato alto calçamento quebrado, falta de iluminação e segurança. A quadra poliesportiva presente no local encontra-se em péssimo estado de conservação. Não bastasse isso agora o GDF pretende mudar a destinação da área e construí ali uma creche.
Após denúncias dos moradores sobre o descaso com aquela área foi que a população tomou conhecimento da creche. Depois de um intenso bate-boca entre um representante da Regional de Ensino do Gama José Antônio Gomes e alguns moradores presentes no local, foi que se tomou conhecimento da construção da creche naquele local. A população ficou furiosa com tal fato, pois o prédio do COSE, próximo daquela área, tendo total condições de se tornar uma creche, está abandonado e sem uso. Enquanto que a população daquela região não dispõe de uma área de lazer.
O mais grave nisso tudo é que a administração do Gama nada tem feito para mudar essa realidade. Enquanto o COSE do Setor Sul e essa área de lazer continuam abandonados, nada de concreto e feito e a população se vê incomodada pelos prejuízos causados. A equipe do Gama Cidadão vem buscando respostas sobre o assunto, mas até o momento as únicas coisas de que se tem certeza é que o governo pretende construir uma creche em uma área de lazer e a área do COSE no Gama Sul segue sem destinação definitiva.
Transcrito do site Gama Cidadão