A namoradeira
Laura lembra que maracujá de gaveta também dá suco
Publicado
emLaura, namoradeira desde sempre, não perdia a oportunidade de compartilhar os lábios com algum bonitão. Nada como um beijo casual no escurinho do cinema ou mesmo no banquinho da praça, ainda mais quando o único poste que iluminava o local estava quebrado. Momentos acumulados ao longo de décadas, até que, sem avisar, a velhice chegou.
A mulher, agora perto dos 80, estava livre para novos voos. Isso depois de três casamentos, dois desfeitos por incompatibilidades conjugais, fora outro que a divina providência teria se adiantado à iminente separação. Completamente nua diante do amplo espelho do quarto, Laura parecia gostar do reflexo. Nada mal para aquele chassi 1945.
A velha, além de homens, também gostava de beber uma cervejinha com as amigas, todas reguladas em idade. E lá estavam aquelas companheiras de copo sentadas à mesma mesa do bar de sempre. Conversavam amenidades entre uma e outra piada da Lúcia, especialista no assunto. Tanto é que os outros clientes levantavam as orelhas para escutá-la, o que, no final, gerava gargalhadas por todo o ambiente.
Os fregueses, não raro, saudavam a piadista, que se levantava e se curvava diante da plateia. E foi num desses momentos que surgiu a Alice, neta da Francisca, que estava justamente sentada ao lado da Laura. A moça, no viço dos seus 19 anos, se aproximou da avó e lhe deu um beijo na face. Em seguida, cumprimentou as senhoras à mesa.
Quando Alice já estava se despedindo, eis que entrou no bar um homem de seus quase 90 anos, camisa azul, bermuda vermelha e tênis preto sem meias. Ele passou pela mesa das mulheres, o que gerou um burburinho. Elogios daqui, elogios dali, até que Alice, surpresa com a reação das velhas, não resistiu e deu a sua opinião, no que foi prontamente reprimida pela Laura.
— Gente, o que é isso? Ele é um velho!
— Minha filha, maracujá de gaveta também dá suco!
*Eduardo Martínez é autor do livro “57 Contos e Crônicas por um Autor muito Velho”.
Compre aqui
http://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho