Crise chega nas montadoras e vendas caem 15% em 2014
Publicado
emAs vendas de carros zero quilômetro no Brasil, no ano passado, tiveram uma queda de 15%. Foi um baque para o setor, que estimava, na pior das hipóteses, queda de 10%. Mas apesar disso, a associação que representa as montadoras espera um aumento de 4,1% na produção de veículos neste ano.
A estimativa é de que sejam fabricadas 3,276 milhões de unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, informou a Anfavea nesta quinta-feira (8).
“Temos expectativa bastante grande de que a nova legislação de retomada de bens terá efeito extremamente positivo no mercado, fazendo o setor bancário voltar a financiar as vendas”, disse o presidente do órgão, Luiz Moan.
“Além disso, a nossa projeção indica participação menor dos importados nas vendas internas, com o câmbio sendo um dos fatores”, acrescentou, afirmando que a participação esperada dos importados é de 16%, menor que os 17,6% de 2014.
Para as vendas no mercado nacional, a previsão é de estabilidade com relação a 2014, com 3,498 milhões. No ano passado, as vendas caíram 7,1%.
No caso das exportações de veículos, a Anfavea previu alta de 1%, para 337,9 mil unidades, e de 2,5% em valores, a US$ 11,8 bilhões, valor que inclui veículos e máquinas agrícolas.