Curta nossa página


A roda-viva

Mãe, dona-de-casa, vive as eternas rotinas de Sísifo

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Produção Fernando Filipino

A rotina de uma mulher, principalmente a casada, é uma releitura da lenda de Sísifo… por mais que ela corra durante o dia, suas tarefas jamais se concluirão. Ela tem sempre que ir além do esperado, pois seus desafios aumentarão como em um jogo de vídeo game onde, a cada etapa vencida, um novo desafio é lançado…

Sim… a rotina do dia a dia é massacrante. Afinal, tem que acordar antes dos outros membros da família e se recolher bem depois que todos já estão confortáveis nos braços de Morfeu. Inclusive sua cara metade que deveria estar ao seu lado para ajudar…

Sua rotina começa bem cedo… preparar o café da manhã, dando atenção a cada detalhe, lembrando-se da preferência de cada um… preocupando-se que todos fiquem bem alimentados para que possam enfrentar a maratona que se iniciará logo em seguida, como se ela mesma não tivesse que correr contra o relógio para que tudo saia a contento…

Vencida a primeira etapa, vem o segundo round… se “trabalha fora”, se certifica de que tudo está em ordem, faz uma última checagem de todos os pormenores e vai à luta, rezando para que nada saia do controle…se “não trabalha” (como se as tarefas do lar se fizessem sozinhas) começa a correr para que tudo fique perfeito… lavar as roupas do marido e das crianças, verificar se precisa consertar alguma peça, fazer o almoço, limpar a casa, arrumar tudo em seus devidos lugares, tomando cuidado para que nada se perca durante o processo, correr ao mercado, comprar o que falta na despensa, dar uma passadinha na loja de roupas e namorar, nem que seja por um segundo, aquele vestido lindo que a tanto tempo cobiça…

As horas vão passando e a casa vai ficando impecável… pena que ninguém irá notar seu esforço… afinal, só se percebe algo quando este deixa de ser feito, não é mesmo? De qualquer forma, ela vai acertando os últimos detalhes… já ajudou as crianças com seus deveres escolares, recolheu a roupa e até já passou algumas peças… é hora de se preocupar em preparar o jantar de sua turma… pois dali a pouco será a hora de servi-los. Depois de cuidar de sua prole, corre para tomar um banho e tirar seu merecido descanso do dia puxado que teve… normalmente dois ou três minutos, pois se lembra de uma tarefa que havia esquecido…

Quando finalmente se recosta em seu leito, as tarefas do dia seguinte já começam a desfilar em seu pensamento. Pois tal e qual Sísifo, seu trabalho é interminável, repetindo-se dia após dia até chegar o momento de sua partida deste para o outro plano…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.