Curta nossa página


Os dissidentes

Apoio de aliados de Ibaneis a Vevé afunda candidatura de Cleber

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva - Foto de Arquivo

Embora com o apoio explícito de Ibaneis Rocha, a candidatura de Cleber Lopes à presidência da OAB em Brasília começa a fazer água. Motivos de preocupação não faltam. É que, fugindo à teoria de que quem divide o bolo governa, aliados do próprio governador decidiram se unir em torno da candidatura de Everardo Gueiros.

Com isso, Vevé está ficando com a cereja do bolo, levada de bandeja por figuras influentes na capital da República, como os deputados Bia Kicis, Rafael Prudente, Paulo Fernando e Lafayette de Andrada, este, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia no Congresso Nacional.

O rolo compressor a favor de Everardo Gueiros foi acionado primeiramente por Rafael Prudente. Vevé, segundo o deputado emedebista, destaca-se como a liderança ideal para defender a advocacia e suas pautas no Congresso Nacional. Rafael foi além, ao encaminhar um sinal direto à classe advocatícia, reforçando a confiança na capacidade de Vevé em fortalecer e valorizar a atuação dos advogados.

Esse movimento em torno do nome de Vevé está agitando as eleições da seccional da OAB. A título de ilustração, tem sido citada a decisão de Bia Kicis que, seguiu o mesmo caminho de Rafael no apoio a Everardo Gueiros. A parlamentar, figura proeminente do campo conservador, afirmou que sua decisão foi fruto de uma análise cuidadosa de todos os concorrentes.

Esteio da base sólida de apoio de Ibaneis Rocha, Bia, ao seguir o rumo da dissidência (ou independência, como querem outros) entende, ao movimentar-se com liberdade, que a candidatura de Vevé incorpora uma proposta alinhada com as necessidades e expectativas da advocacia no Distrito Federal. Seu apoio, na avaliação de profissionais do campo do Direito, pode ser um fator decisivo, considerando a influência dela no meio jurídico.

Outro importante endosso à candidatura de Everardo Gueiros partiu de Lafayette de Andrada, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia no Congresso Nacional. Segundo o deputado, Vevé é quem melhor representa os interesses e os direitos dos advogados de Brasília. “Por isso, eu apoio a sua candidatura e peço o voto e a confiança da classe em Everardo”, pontuou.

Já o deputado federal e professor Paulo Fernando, advogado e especialista em processo legislativo e regimento da Câmara Federal, manifestou sua preferência por Everardo Gueiros “por sua coragem para promover mudanças estruturais na Ordem. “É uma alegria apoiar Everardo Gueiros e a doutora Rute nessa caminhada para uma OAB mais corajosa e comprometida com a advocacia militante do Distrito Federal”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.