Manifestação religiosa em Pernambuco
Estado dá 1,5 milhão à Igreja e garante Festa do Morro da Conceição
Publicado
emApós 87 dias de obras e uma doação de R$ 1,5 milhão do governo estadual, para recuperar o teto do santuário que desabou no último dia 30 de agosto, deixando dois fiéis mortos e outros 21 feridos, a centenária festa do Morro da Conceição, no Recife, maior manifestação religiosa de Pernambuco, teve a garantia de ser mais uma vez realizada, o que acontecerá a partir desta quinta-feira (28) até o dia 8 de dezembro, data consagrada à Imaculada Conceição do Morro.
A Festa do Morro da Conceição é uma celebração católica que acontece anualmente no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, reunindo milhões de fiéis. A festa teve origem em 1904, quando o bispo de Olinda e Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, construiu uma imagem da Virgem Maria para comemorar o cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição. A estátua foi trazida da França e inaugurada no dia 8 de dezembro do mesmo ano.
Em 2022, a Festa do Morro da Conceição foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.
Na manhã de terça-feira (26), a governadora Raquel Lyra (PSDB) subiu o Morro da Conceição para entregar aos fiéis a nova cobertura do santuário cuja recuperação esteve a cargo do governo do Estado, ao custo, até o momento, de R$ 1,5 milhão.
“Para nós do governo de Pernambuco é uma satisfação poder trabalhar junto com a Diocese para reconstruir um espaço tão importante de fé, esperança e compromisso com o Recife. A festa vai acontecer com muita tranquilidade e muita segurança”, afirmou a governadora.
No dia 13 de dezembro, após o término da festa, as obras do santuário serão retomadas para instalação de painéis de energia solar, provável causa do desabamento da cobertura, vitrais, sistema de ar condicionado, reforma do piso e pintura, serviços ainda não orçados, mas que devem contar com participação dos cofres públicos estaduais.
A edição da festa este ano terá como tema “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”. Esse mote foi escolhido em referência ao Jubileu da Igreja Católica de 2025, que tem como lema “Peregrinos da Esperança”.
A programação dos festejos será aberta nesta quinta-feira (28), quando os devotos reúnem-se na tradicional Procissão da Bandeira. A concentração será no Parque da Macaxeira, às 17 horas, de onde os fiéis seguem com a bandeira da festa, que será hasteada em frente ao santuário, às 19 horas.
Na véspera do feriado, em 7 de dezembro, será realizada a procissão com a imagem do Divino Pai Eterno. O grupo vai sair às 18h do Largo Dom Luiz, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte, até Praça do Morro da Conceição.
No dia 8, um feriado municipal que neste ano cairá num domingo, será realizada a procissão que encerrará a festa., saindo do Cais do Apolo, no centro da cidade por volta das 15 horas. A cerimônia de encerramento, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será na Praça do Morro da Conceição.