Curta nossa página


Religião e política

Disputa pelo governo de Pernambuco sobe escada do Morro da Conceição

Publicado

Autor/Imagem:
Geraldo Seabra - Foto Reprodução/X

No dia 30 de agosto, o teto do santuário do Morro da Conceição, na zona norte do Recife, desabou deixando um rastro de três mortos e 25 feridos. Com o desabamento, a festa da Imaculada Conceição, o maior evento religioso de Pernambuco, que se realizaria na primeira semana de dezembro, estava com o seu centenário acontecimento ameaçado.

Para evitar que isso ocorresse, e garantir uma vitrine que lhe desse visibilidade de cerca de um milhão de pessoas que sobem ao morro durante as festividades da Imaculada, a governadora Raquel Lyra (PSDB) agiu rápido e foi buscar nos cofres do estado os recursos necessários para a Arquidiocese de Olinda e Recife garantir em tempo hábil a realização da festa.

Com esse gesto, Raquel Lyra, que é de Caruaru, cidade do agreste distante 135 quilômetros do Recife, marcou um verdadeiro gol de placa sobe o prefeito da capital, João Campos (PSB) que comeu mosca na hora de colaborar com a reconstrução do teto do santuário, localizado na região da cidade onde ele mais investe em publicidade para divulgar suas obras.

No dia 26 de novembro, a governadora subiu o morro para entregar o novo teto do santuário, ao custo de R$ 1,5 milhão para os cofres públicos. Logo em seguida, o prefeito, que só subiria o morro dois dias depois, foi ao Palácio dos Manguinhos, sede da Arquidiocese, dizer ao arcebispo Dom Paulo Jackson que investiria R$ 400 mil na festa, em atrações culturais.

É nesse clima de disputa política com recursos públicos, para uma eleição que será realizada somente daqui a dois anos, que se realiza até este domingo (8), dia consagrado à Imaculada, a 120º Festa do Morro de Nossa Senhora da Conceição. Desde já, Raquel Lyra, que buscará a reeleição, e João Campos, que vai tentar tomar sua cadeira, disputam os votos dos fiéis.

“Obrigado minha governadora. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição ficou Novinho”, diz uma das faixas colocadas no muro de uma casa na subida do morro. “Obrigado prefeito João Campos. Com você o morro será sempre mais forte”, diz outra, colocada no outro lado da rua.

“Governadora Raquel Lyra, obrigada pela reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Morro agradece pela reconstrução do Santuário”, registra uma faixa larga, com a fotografia da governadora, buscando perenizar a obra de Raquel Lyra ao devolver o teto do santuário e permitir a realização da festa.

O prefeito, ou seus apoiadores, não deixaram por menos: “O Morro sabe quem trabalha com fé no futuro. Obrigado, João Campos”, diz uma faixa buscando rivalizar as obras de encostas e escadarias que a Prefeitura do Recife realiza nos morros da zona norte com a obra de reconstrução do teto do santuário que foi para a conta do Governo do Estado.

Católicos, tanto a governadora quanto o prefeito tem o hábito de rezar no Santuário da Imaculada Nossa Senhora da Conceição, especialmente em momentos festivos, quando têm grande visibilidade junto aos fiéis, e porque não dizer potenciais eleitores – pois não se resumem aos moradores do morro, mas procedem de praticamente todo o estado.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.