Curta nossa página


Bolsonaro 1 x 0 Lula

Wajngarten vai ao X com Datafolha na mão e diz o “que a mídia esconde”

Publicado

Autor/Imagem:
Marta Nobre - Foto de Arquivo

Fabio Wajngarten, ex-assessor que cuidava da imagem do governo de (e do próprio) Jair Bolsonaro, ocupou a plataforma X nesta terça, 17, para cutucar Lula-3 e a ‘mídia tradicional’ – que supostamente daria as costas para pesquisas sobre o caos que ronda o atual governo. Citando o Datafolha, o ex-chefe da Secom/Presidência da República apresenta o “que toda a imprensa faz questão de esconder”.

Ele se refere às comparações entre as administrações de Bolsonaro e de Lula nos dois primeiros anos de mandato, sugerindo que hoje há ‘desgoverno’. Bolsonaro – afirma Wajngarten em sua postagem -, mesmo “enfrentando a maior pandemia do século, tinha mais aprovação e menos rejeição que Lula”.

De posse da pesquisa, Wajngarten sustenta que “os números não mentem”, e que, portanto, “a comparação se faz necessária quando o país atravessa a sua pior crise econômica, jamais vista nas ultimas décadas”. A inflação, acentua, “está destruindo o poder de compra da população, tornando a vida da classe média e dos pobres insuportável”.

Na mesma postagem, Wajngarten compara os números apresentados pelo Datafolha, conforme indicado a seguir:

Ótimo/Bom:
Lula: 35%
Bolsonaro: 37%
Regular:
Lula: 29%
Bolsonaro: 29%
Ruim/péssimo:
Lula: 34%
Bolsonaro: 32%
Não sabem:
Lula: 1%
Bolsonaro: 3%

A pesquisa, lembra o ex-chefe da Secom, também investigou qual a expectativa dos brasileiros com a segunda metade do mandato. Os que acham que Lula fará um governo ótimo ou bom são 38%, ante 34% que avaliam que o período será ruim ou péssimo. Para 25%, os próximos dois anos serão regulares:

Ótimo/bom: 38% (46% em março)
Ruim/péssimo: 34% (30% em março)
Regular: 25% (22% em março)
Não sabem: 3% (2% em março)

Wajngarten encerra sustentando que “para a maior parte dos entrevistados, Lula fez menos pelo Brasil do que esperavam. Esse grupo soma 58%. Já que os que acham que Lula fez pelo país aquilo que esperavam que fosse feito são 24%. Somente 15% avaliam que Lula fez mais do que o esperado”. Em síntese, conclui, “a decepção com o desgoverno Lula está na cara, só não vê quem é cego”.

………………………………………

Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.