Praça do Relógio
Liberada nova baía para ônibus e trecho em calçadas para pedestres
Publicado
emMais um trecho da Praça do Relógio em Taguatinga foi devolvido para a população. Na manhã deste sábado (4), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), liberou a circulação de pedestres nas calçadas em frente ao relógio e à nova baía de ônibus. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e permitir a circulação de pedestres na região que está em obras.
Quem gostou da novidade foi a dona de casa Margarida Brandão, 65 anos. Moradora de Taguatinga, ela costuma pegar ônibus na Praça do Relógio para ir até sua casa, no Pistão Sul. “A gente estava precisando de uma melhoria [no trânsito]. Foi muito difícil. Não tinha lugar certo para os ônibus pararem. O trânsito foi horrível, agora vai ficar bom para a população”, comentou.
Apesar de morar em Vicente Pires, a aposentada Vera Sandra de Souza, 64 anos, tem na Praça do Relógio como um caminho constante em suas andanças. Ela lembrou que o trecho estava bastante abandonado. “A praça estava muito feia. Por isso acho importante a reforma”, disse. Sobre a liberação da nova área para o transporte público, Vera são consideradas fundamentais para melhorar o trânsito. “Estava um pouco congestionado aqui por causa da parada. Acho que agora vai melhorar sim”.
Antes da construção do novo retorno, os coletivos estavam fazendo o embarque e o desembarque de passageiros na sua própria pista de rolamento causando retenção de veículos em frente à Praça do Relógio. Com a liberação da nova baia, os ônibus do transporte público passam a entrar na área exclusiva e os usuários aguardam provisoriamente em tendas instaladas nos passeios. Nos próximos dias, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) fará a instalação dos abrigos permanentes.
Reforma
Um dos cartões postais de Taguatinga, a Praça do Relógio está sendo totalmente reformada. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 6 milhões pelo GDF para levar mais acessibilidade, substituir a iluminação e as pedras portuguesas, além das implantações de novo paisagismo, mobiliário urbano – bancos e lixeiras – e conectar a área com o projeto do boulevard acima do Túnel Rei Pelé.
“É uma obra muito importante para a cidade de Taguatinga. É uma revitalização esperada há muito tempo. Nós liberamos aqui a parte da baía, as calçadas e o acesso ao Metrô. Toda aquela parte de paisagismo está sendo finalizada. Vamos colocar o relógio em funcionamento, para que seja entregue rapidamente com a praça completa”, revelou Erinaldo.