Curta nossa página


Carreta da Saúde combate hanseníase com mais consultas

Publicado

Autor/Imagem:


A Carreta da Saúde deu início nesta segunda 26 a uma ação de prevenção e controle da hanseníase no Distrito Federal. O caminhão tem consultórios e laboratório para diagnóstico da doença. O atendimento gratuito é na Rodoviária do Plano Piloto e vai até a próxima sexta-feira (30).

De acordo com a dermatologista Diva Previtera, os sinais de maior atenção no caso de suspeita de hanseníase são manchas de tonalidades diversas – mais claras que o tom da pele ou avermelhadas – e com alteração de sensibilidade (a maioria fica dormente, mas pode haver formigamento no local).

A especialista lembrou que o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking de casos da doença, perdendo apenas para a Índia. “É uma doença que está logo ali. Ela existe, mas, muitas vezes, o paciente não sente nada. Qualquer pessoa pode ter hanseníase”, disse. Diva destacou que a doença atinge a pele e nervos superficiais e, por isso, exige urgência no diagnóstico.

A presidenta do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase, Marly Araújo, que participa da Carreta da Saúde, sabe bem o que a demora no diagnóstico de hanseníase pode causar. Ela começou a sentir os sintomas da doença em 1993, chegou a ser aposentada sob suspeita de lesão por esforço repetitivo (LER) e, apenas em 2000, soube que tinha hanseníase.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.