Otan cria escudo na fronteira com a Rússia para defender os aliados
Publicado
emA Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está concretizando, em reunião em Bruxelas, vai concretizar hoje (5), em Bruxelas, o compromisso de reforçar a sua presença no Leste da Europa, como “resposta às ações agressivas da Rússia” na Ucrânia, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg.
Após reunião de ministros da Defesa da Otan, Stoltenberg destacou que este é um dia de “decisões importantes”. Disse que hoje serão dados mais passos para garantir que as forças da aliança estarão prontas a reagir de forma mais rápida e eficaz, dando prosseguimento às decisões tomadas pelos chefes de Estado e de Governo em setembro no País de Gales.
“As nossas decisões mostram que a Otan está determinada a defender todos os aliados contra quaisquer ameaças vindas de qualquer direção”, disse.
Os ministros deverão aprovar a criação de seis centros de comando no Leste da Europa – especificamente nos três países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), na Polônia, Romênia e Bulgária -, que marcarão a presença simbólica da Otan nas fronteiras com a Rússia, além de uma nova força de intervenção, denominada “ponta de lança”, de cerca de 5 mil homens, no quadro do reforço da força de reação rápida.