Agentes iniciam combate à dengue visitando cinco regiões
Publicado
emMoradores de cinco regiões administrativas do Distrito Federal recebem a partir desta segunda-feira (23) visitas de agentes para identificar e eliminar larvas e focos do mosquito que transmite dengue e febre chikungunya. A ação que ocorre em Planaltina, Santa Maria, Brazlândia, Sobradinho II e Gama dá início à Semana de Prevenção. A ideia é repeti-la em toda terceira semana do mês, até junho.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados 11.458 casos da de dengue em 2014 e 11.520 em 2013. O número de mortes de um ano para o outro, no entanto, mais que triplicou: passou de 5 para 18 no mesmo período. Foram três casos de chikungunya em 2014 no DF.
O técnico da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício, disse que os agentes farão a vistoria com o uso de larvicida e nebulizadores que espalham inseticida no ar, eliminando o mosquito adulto. “Nosso objetivo é entrar, vistoria e eliminar situações de risco. Queremos, de fato, impactar na redução de casos.”
As atividades serão suspensas em junho por causa da chegada da seca, que provoca redução do registro de casos. As equipes retornam a campo em setembro, fazendo ações de prevenção para a época chuvosa que se inicia no mês posterior.
Na semana passada, o governador Rodrigo Rollemberg solicitou ao Comando Militar do Planalto membros do Exército para auxiliar no combate ao mosquito. A entidade confirmou que cederá profissionais, e o efetivo deve ser definido em reunião nesta semana.
Força-tarefa
O trabalho será realizado por agentes de vigilância ambiental e 40 bombeiros. Eles vão incentivar as famílias a adotar cuidados que duram dez minutos todos os dias mas ajudam a combater a proliferação do Aedes aegypti, como evitar acúmulo de água parada.Só em Planaltina, os agentes já vistoriaram 3.940 imóveis e trataram 1.555, onde foram achados larvas e reservatórios com água. O DF contabiliza neste ano 236 casos de dengue até 9 de fevereiro.