Polícia apreende ‘grifes’ avaliadas em 1 milhão na Feira dos Importados
Publicado
emUma operação da Polícia Civil apreendeu cerca de 15 mil roupas e acessórios falsificados em uma operação na Feira dos Importados, no SIA, nesta terça-feira (3). Segundo a Delegacia de Combate aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, o valor total da mercadoria apreendida em sete bancas supera R$ 1 milhão.
As peças eram vendidas a um preço médio de R$ 80. “As próprias marcas fazem denúncia à delegacia. As bancas não pagam impostos e vendem um produto de qualidade inferior, o que prejudica a imagem das grifes. Como eles não têm nota fiscal, a gente pode apreender tudo”, diz a delegada-chefe da DCPim, Mônica Ferreira.
A opção pelo segmento de vestuário aconteceu por causa das apreensões sucessivas de DVDs e eletrônicos nos últimos anos, diz Mônica. A operação recebeu o nome “Na Moda”, com base no tipo de material e no aumento da vendas. “Esse tipo de comércio não deveria estar na moda porque é ilegal e não contribui com o país.”
Segundo a delegada, a equipe levou cerca de duas horas apenas para colocar o material nos caminhões. Os produtos foram dispostos em 200 sacos de grande porte. “A cada semana, a gente apreende um tipo de material falsificado. Já prendemos eletrônicos, DVDs, medicamentos, cerveja, e a cada apreensão o volume é imenso. Precisaríamos de cinco delegacias para dar conta.”