Curta nossa página


Carioca muda hábitos para evitar que falte água nas torneiras

Publicado

Autor/Imagem:


A possibilidade de falta de água nas torneiras levou a uma mudança de hábitos entre os moradores de diversas áreas da Região Sudeste. No Rio de Janeiro, um albergue localizado na Tijuca, zona norte da cidade, mostra como a captação da água da chuva pode ajudar a resolver problemas cotidianos.

Guilherme Caramez Beskow, um dos donos do Maraca Hostel, disse que a ideia era aliar hospedam e práticas sustentáveis. Para isso, eles procuraram a ajuda e a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o agravamento da estiagem no estado do Rio, a instalação de reservatórios para guardar a água da chuva foi uma forma de ampliar a economia e estender o projeto de sustentabilidade.

“A gente adaptou também a água do ar condicionado para esses reservatórios. No ano passado, trocamos as torneiras e as descargas dos vasos sanitários para aquelas com controle de fluxo. Adaptamos diversas práticas para fazer a economia de água”, destacou.

Depois das mudanças, também foi possível identificar um vazamento que aumentava os custos da conta de água. Com o problema resolvido, houve redução de 50% nos gastos. “Além da água da chuva, a gente está usando a água de saída da máquina de lavar que vem junto com o sabão para limpar áreas externas. Isso reduz também a compra de detergentes”, contou Beskow.

No local, também houve a troca de todas as lâmpadas para as do tipo led. O próximo projeto é o aquecimento de água com o uso da energia solar. “É para poder economizar também no chuveiro”, acrescentou o sócio prevendo que o sistema esteja implantado até o meio deste ano. “A gente quer que um ano antes das Olimpíadas esteja tudo pronto, para estar totalmente preparado para os jogos de 2016”, completou.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.