Contrato expira e SLU suspende a coleta seletiva em 5 satélites
Publicado
emO serviço de coleta seletiva será suspenso a partir desta sexta-feira 27 em São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Fercal e Planaltina. O motivo é o término do contrato com a Quebec, empresa responsável pelo recolhimento de materiais recicláveis. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estuda, agora, um novo modelo de atendimento nessas áreas.
O baixo volume de resíduos coletados nas cinco regiões administrativas vinha se mostrando inviável, tanto para a prestadora do serviço quanto para o governo do Distrito Federal. Para a empresa, a quantidade do que era recolhido não se apresentava suficiente para cobrir os custos operacionais.
Já para a administração pública, o alto investimento e baixo retorno, tanto na quantidade de material recolhido quanto na qualidade do serviço prestado, revelou um modelo operacional difícil de ser praticado. A baixa previsão orçamentária e a falta de tempo hábil para abrir nova licitação e contratar outra empresa obrigaram a suspensão temporária do serviço.
Apesar disso, o SLU orienta os moradores a manterem o hábito de separar os materiais recicláveis dos orgânicos, já que, em breve, a expectativa é desenvolver um novo modelo para o programa. “A população dessas áreas pode continuar separando o lixo, pois o serviço será útil para os catadores que ainda trabalham no lixão do Jóquei”, orienta o diretor-adjunto do SLU, Paulo Celso dos Reis.