Linha Amarela terá interdição de trecho neste domingo
Publicado
emNeste domingo (29), de 23h às 5h, a Linha Amarela terá os acessos 6 e 7, na altura de Bonsucesso, bloqueados. A LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, irá instalar um Pórtico Limitador de Altura, com a função de indicar a altura máxima permitida (4,5 metros) para circulação no local e, principalmente, alertar o condutor do veículo, caso aconteça alguma colisão no equipamento.
A estrutura será instalada 300 metros antes da primeira passarela, contando a partir do acesso da Avenida Brasil, no sentido Barra. Os motoristas poderão utilizar uma faixa reversível sentido Fundão.
“Em função das interdições, as melhores opções para os usuários são as alças de acesso 5, para quem acessa a Linha Amarela pela Avenida Dom Hélder Câmara, e alça 8, vindo da Rua Leopoldo Bulhões, ambas no sentido Barra da Tijuca”, indicou a Lamsa, em nota.
Veículos de carga, no entanto, não poderão utilizar a reversível e precisarão seguir por um desvio, a partir da Saída 7, cruzando a Av. dos Democráticos, Rua Marechal Fontenele, Rua Darke de Mattos, Estrada Adhemar Bebiano, retornando à via pelo acesso 6, informou a concessionária.
A estrutura busca evitar acidentes com veículos altos, como ocorreu em janeiro do ano passado, onde uma carreta derrubou uma passarela na Linha Amarela e deixou feridos. De acordo a Lamsa, o local foi escolhido “por receber um grande número de veículos de carga, vindos da Avenida Brasil”.
Feita de estrutura metálica, pesando 6 toneladas, o pórtico dispõe de chapas perfuradas penduradas no painel, que emitem sons nos momentos em que há colisão. “Assim, o motorista será avisado da infração bem antes de chegar à passarela”, ressaltou a Lamsa.
A Lamsa acrescentou ainda que estuda outros pontos para instalação de novos pórticos na via expressa, bem como o cronograma destas instalações e de outras ações. E afirmou que, durante toda a operação, equipes da estarão no local para auxiliar no tráfego.