Cantareira começa a racionar água de Guarulhos e São Caetano
Publicado
emAs cidades permissionárias do Sistema Cantareira estão recebendo menos água e terão que encontrar saídas próprias para evitar o racionamento. O anúncio será feito oficialmente hoje pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O Estado alega que medida é necessária para repassar aos clientes da companhia exigências da Agência Nacional de Águas (ANA), que reduziu a vazão máxima do sistema: de 33 mil litros por segundo para 27,9 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A medida afetará diretamente duas cidades da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira: Guarulhos e São Caetano. A administração de Guarulhos alega que já recebe menos água do que o determinado pelo contrato e já vem sendo obrigada a fazer rodízio em seis bairros da cidade – e, assim, poderia ficar sem água.
O governo estadual nega que esteja enviando menos água e culpa a prefeitura da cidade por não conseguir reduzir o consumo. A Sabesp, por sua vez, informa que nunca deixou de entregar o volume de água contratado pelo município de Guarulhos.