Ribeirinhos registram tromba d’água sobre o rio Amazonas
Publicado
emApós forte chuva que atingiu o município de Parintins (distante cerca de 370 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas) nesta terça-feira (21), moradores se surpreenderam com a tromba-d’água que se formou no meio do rio Amazonas. Testemunhas do fenômeno natural registraram o acontecimento por meio de imagens e vídeos.
O fenômeno aconteceu na margem esquerda do rio Amazonas, por volta das 8h. “O tempo foi fechando, o vento estava muito forte e a chuva estava embaçando tudo. Foi quando começou a se formar a tromba-d’água”, disse o autônomo Gilberto Oliveira, 34, testemunha do ocorrido.
“Ela foi ficando maior com o decorrer dos minutos. Outra (tromba-d’água) ainda tentou se formar, mas não conseguiu”, disse.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma tromba-d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente, sendo que a maioria surge a partir de nuvens de tempestade.
“Já tinha visto uma quando era criança, há mais de 20 anos, mas na frente da cidade é a primeira vez. Esfriou rapidamente quando começou o fenômeno e os mais jovens ficaram impressionados”, contou Oliveira.
No entanto, apesar da aparência e do medo que a tromba-d’água pode provocar em algumas testemunhas, o turbilhão não tem força suficiente para causar grandes estragos, já que os ventos geralmente não ultrapassam 60 km/h. Para que o fenômeno aconteça, correntes de ar quente devem carregar bastante umidade para camadas mais altas da atmosfera.