Calhorda, cafajeste, canalha. Mas pode ser rogeriopsicologo@etc
Publicado
emExiste um adjetivo que qualifica determinadas pessoas como quem caminha sem rumo determinado; que perambula; que vagueia; que vive de maneira desocupada; que não realiza suas tarefas; que não trabalha nem gosta de trabalhar; que é vadia; que se comporta de maneira volúvel; que apresenta péssimas qualidades; que é inferior; é desprovido de honestidade; tem comportamento desonesto; que é malandro; e canalha; e andante; e erradio; e gaudério; e larápio; e madraço; e ocioso.
Esse adjetivo é vagabundo.
Circulou nos meios eletrônicos um e-mail assinado pelo codinome rogeriopsicologo@etc ao qual Notibras agora acrescenta o sufixo para deixar claro quem é esse indivíduo, uma vez que a sua covardia não permitiu ainda identificá-lo, até que a investigação em curso chegue ao seu calcanhar. E vai chegar.
Pois é, o tal rogeriopsicologo@vagabundo disparou para diversas autoridades indagações sobre Notibras, insinuando que os anunciantes, por meio de suas agências de publicidade, não utilizam critério técnico para programar este Portal, que é pioneiro na imprensa online desde a sua fundação há 16 anos, quando nem os jornais locais de maior circulação haviam chegado à infovia.
O tal rogeriopsicologo@vagabundo, em sua tentativa de afronta, especifica um único anunciante de Notibras que é a Corretora Seguros BRB, que tem vínculo com o Banco de Brasília, mas cujo controle é autônomo. Primeira mentira.
Ainda na sua sórdida afirmativa de que os acessos “não chegam a 5 mil por mês”, é bom que ele saiba que Notibras é auditado mensal e anualmente. Se ele for mesmo alfabetizado, vai entender as últimas estatísticas feitas por controles idôneos e independentes, expressas em tabelas dirigidas a agências de publicidade e anunciantes.
O tal rogeriopsicologo@vagabundo talvez não entenda nada de números. Mais cedo ou mais tarde, assim que identificado, vai ser obrigado a entender os números da sentença judicial que vai cair sobre a sua cabeça e covardia. E nas de seus pares também.
A segunda mentira desaparece com uma calculadora e a simples operação de soma. Vamos lá: apenas nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril (ainda em curso) de 2015, foram 9 milhões 712 mil 050 hits registrados. Ou seja, mais de 400 mil por dia! Se o tal rogeriopsicologo@vagabundo achou pouco, Notibras acumula mais de 500 mil pageviews mensalmente, na média dos últimos 12 meses.
É bom que ele aprenda o que são esses números e o que eles representam aos anunciantes. A reação da direção do GNC, que controla Notibras, vem na mesma proporção em que muitos servidores e autoridades deram atenção a uma criatura que deveria ser desprezada.
Esse fenômeno deixa a impressão de que o ilícito digital chega às mesas de decisão como verdade e é considerado. Parece mentira, mas ainda tem gente que leva a sério alguém que faz recomendações em sua mensagem do tipo: “…pela lei, resguardar o sigilo da fonte. Aguardamos apuração da CLDF. Tem sujeira na área…” – e conclui – “sem mais, não reencaminhe o email, não imprima pro deputado…” etc. etc.
Está claro que rogeriopsicologo@vagabundo, ainda que seja um fake, tentou criar um viral do mal, de forma escusa, provavelmente a mando de alguém, mas é bom ele saber que o seu sobrenome já está em posse dos advogados de Notibras.
A direção deste Portal, classificado com Grau 3, em uma escala que classifica portais de notícias no Brasil que vai de 1 a 5, se viu obrigada a perder tempo com indagações de pessoas que decidiram dar atenção ao rogeriopsicologo@vagabundo. Estranho…
Não há uma única vírgula a ser posta na condução e relação de Notibras com sua clientela. Seja pública ou privada. O que não acontece com rogeriopsicologo@vagabundo, que ainda assim, recebeu atenção de meia dúzia de servidores sem que fosse observada a sua conduta criminosa.
É bom que o imundo, ainda no anonimato, tenha sempre em mente que vagabundos não raramente desaparecem do meio político como indigentes.
Max de Quental