Curta nossa página


Brasília se veste de amarelo para pedir trânsito sem violência

Publicado

Autor/Imagem:


Maio deverá ser um mês mais seguro para motoristas, pedestres e ciclistas. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) prepararam programação de fiscalização intensa e de ações educativas que marcarão a Maio Amarelo, campanha nacional pela redução de acidentes.

A cor é em alusão ao significado presente nos semáforos: atenção. Até 31 de maio, agentes do Detran-DF e do DER promoverão blitze diárias e abordagem educativa junto à população. “O nosso objetivo é zerar o número de acidentes fatais; pode ser uma utopia, mas trabalhamos com essa meta”, afirmou o diretor do DER, Henrique Luduvice, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, no Palácio do Buriti.

Durante todo o mês, a sede do governo de Brasília, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, a caixa d’água de Ceilândia e a Ponte JK ficarão iluminados com a cor amarela.

Em 2014, 207 pessoas morreram em acidentes em Brasília. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram 64 mortes (dados preliminares). Apesar do número ainda expressivo, na avaliação do diretor do Detran-DF, Jayme Amorim de Sousa, houve redução de 30% de vítimas fatais em março em comparação ao mesmo mês em 2014. “Temos a obrigação de preservar vidas e estamos intensificando a fiscalização.”

O Departamento de Trânsito fará 300 blitze até 31 de maio e 25 ações educativas em escolas, empresas, igrejas e durante abordagem a motoristas. Os agentes do DER trabalharão 24 horas nesse período. Haverá operações nas rodovias do DF em lugares variados. Além disso, aos domingos, estão programadas ações de conscientização, como panfletagem e eventos esportivos.

Os agentes dos dois departamentos focarão as abordagens na verificação da documentação do motorista e do veículo, além do cumprimento da Lei Seca. “A maioria dos acidentes com mortes é provocada por motoristas embriagados ou que trafegam em alta velocidade; as colisões, no entanto, ocorrem sempre por causa de um conjunto de erros”, analisou o diretor do Detran-DF.

Outras medidas estão sendo tomadas para reduzir o índice de acidentes no trânsito. Neste ano, foram revitalizadas 350 faixas de pedestres e criadas mais cem delas em toda Brasília. O DER estuda reduzir a velocidade máxima permitida em rodovias do DF, como Eixão e Avenida das Nações. A ideia é diminuir de 80 para 70 quilômetros por hora.

Paula Oliveira, Agência Brasília
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.