Pais e alunos fazem ato na UnB contra novas regras do vestibular
Publicado
emEsta segunda-feira 4 promete esquentar o clima lá para os lados da Universidade de Brasília. É que alunos, futuros alunos e pais de alunos preparam uma manifestação contra a mudança nas regras do edital do vestibular do segundo semestre deste ano.
A partir de agora os candidatos devem comprovar a conclusão do ensino médio para se inscreverem no processo seletivo. A decisão é considerada abusiva pela Associação dos Familiares e Alunos do Ensino Médio aprovados na UnB (AfaUnB).
O reitor da da UnB Ivan Camargo, se defende. Segundo ele, estudantes que tenham alto rendimento atestado por uma declaração da escola poderão fazer o vestibular e se matricular no nível superior caso sejam aprovados.
A manifestação ocorre no último dia para os candidatos interessados em participar do vestibular se inscreverem no certame. A polêmica começou desde que o edital da prova foi lançado, em 24 de abril.
Até o último vestibular, a UnB exigia a comprovação de conclusão do ensino médio apenas para a matrícula dos candidatos aprovados.
Com isso, estudantes que não tinham o certificado e conseguiam nota suficiente para ingressar na instituição costumavam fazer cursos supletivos para acelerar a conclusão do ensino médio e acionavam a Justiça para conseguir a vaga na universidade pública.
De acordo com a UnB, 490 alunos ingressaram no segundo semestre de 2014 com liminares — 12% dos aprovados.
Da Redação com o Correioweb