Governo corta 69 bi e estremece PIB e inflação
Publicado
emA crise econômica vai obrigar a União a cortar na carne, correndo o risco de responder com consequências graves a médio prazo. A expectativa é a de que o Orçamento tenha um contingenciamento de 69 bilhões de reais. Esses números devem ser anunciados nesta sexta-feira 22 pela presidente Dilma Rousseff. Se isso acontecer, os reflexos no PIB e na inflação serão profundos.
A decisão de cortar os gastos está associada aos esforços do Planalto de cumprir sua meta fiscal em 2015. Mas o contingenciamento, segundo Dilma, não vai paralisar o governo.
“Tem gente que acha que [o contingenciamento de verbas] vai ser pequeno. Não vai. Vai ser um e aí eu dou o conceito, não o número: nem tão grande que não seja necessário, nem tão pequeno que não seja efetivo, que não provoque nada. Ele tem de ser absolutamente adequado”, disse a presidente na quarta-feira 20.
Com essa perspectiva, o governo estima que o país terá uma retração de 1,2% do PIB neste ano, com inflação oficial de 8,26%, bem acima do centro da meta (4,5%). Para ajudar na meta, a equipe econômica propôs a medida provisória que aumenta a alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de bancos, de 15% para 20%, o que deve gerar R$ 4 bilhões por ano.
Da Redação com Agências