RR copia Agnelo; desvia dos buracos das ruas para outros buracos
Publicado
emSob a justificativa do caixa vazio, o governo de Brasília tem dito que faz malabarismos para pagar as contas das autarquias em sua gestão. O Diário Oficial desta quinta e sexta-feira expôs o problema. Embora a passos lentos, Rodrigo Rollemberg começa a copiar ações do seu antecessor Agnelo Queiroz.
De uma só canetada, foram desviados para o DFTrans e à Secretaria de Mobilidade, um valor de 33 milhões de reais para custear o Passe-livre e remunerar os servidores, respectivamente.
Nesse caso, quem sai perdendo são os moradores de Santa Maria e Arniqueiras. Os recursos que seriam para tapar as dezenas de buracos nas ruas dessas duas cidades, viram pó.
Já na quinta-feira, 21, segundo o Diário Oficial, o governo tirou 2 milhões e 524 mil reais da Secretaria de Infraestrutura. Motivo de lamentação para os moradores da Vila Buritis, em Sobradinho, que desse valor teria pelo menos 1 milhão e 400 mil reais para pavimentação.
As populações de Planaltina, Estrutural e Ceilândia também foram atingidas pelo corte. Todo o valor foi transferido para o Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev), para tapar buracos sabe-se lá de quem.
Esse tipo de transação não é novidade. No governo de Agnelo Queiroz, por exemplo, constantemente o Diário Oficial informava a transferência de recursos de secretarias com serviços ditos essenciais. Em sua maior parte, o valor servia para pagar a remuneração da máquina pública.
Elton Santos, Repórter Especial