Construção da pista de caminhada do Parque será retomada
Publicado
emA construção dos 11 quilômetros da nova pista de caminhada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek será reiniciada na próxima semana, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O trabalho começou em setembro de 2014 e foi interrompido em novembro do mesmo ano por falta de empenho financeiro. No início de 2015, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios solicitou que o projeto fosse adequado a pessoas com deficiência, de acordo com o Decreto Federal nº 5.296/2004, que define as exigências legais de acessibilidade.
O governo comprometeu-se a cumprir o pedido. “Nós nos reunimos com associações de pessoas com deficiência e especialistas para garantir a acessibilidade no local”, afirma o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Chagas. Segundo ele, a recomendação do Ministério Público foi extremamente adequada, mas a falta de recursos financeiros só permitiu que o serviço fosse retomado agora. Contratadas por R$ 5 milhões, as obras serão concluídas graças ao financiamento de R$ 500 milhões feito pelo governo em parceria com o Banco do Brasil, em 29 de janeiro, destinado a empreendimentos de mobilidade e infraestrutura.
Nos próximos meses, a pista de caminhada receberá sinalização de mão dupla na cor branca, rebaixamento de calçadas e diferenciação entre área pavimentada e gramado para viabilizar o acesso às pessoas com deficiência visual. A previsão é que tudo fique pronto em setembro. “As adaptações serão feitas aos poucos para não causar transtorno aos frequentadores”, informa o subsecretário. A pista atual será destinada apenas a usuários de bicicleta, skate e patins, enquanto a nova via será exclusiva para pedestres e paralela à que já existe.
Inaugurado em 1978, o Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo, com área de 4,2 milhões de metros quadrados. Semanalmente, mais de 80 mil pessoas passam pelo local. O funcionamento é de segunda a domingo, das 5 horas à meia-noite.