Jovens acusados de participar da morte de médico são condenados
Publicado
emO primeiro e o terceiro menor apreendidos por envolvimento na morte do médico Jaime Gold foram condenados nesta segunda-feira (29) pela juíza Michelle de Gouvêa Pestana Sampaio, da Vara da Infância e Juventude da Capital.
De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), os dois jovens deverão cumprir medidas socioeducativas e internação por até três anos. A medida, no entanto, será reavaliada a cada seis meses, para acompanhar o progresso dos adolescentes. Eles irão permanecer sob os cuidados do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).
O segundo menor, apreendido por agentes da Divisão de Homicídios (DH) da Capital, foi absolvido. O processo corre em segredo de Justiça.
Entenda o caso
Jaime Gold foi esfaqueado em maio enquanto pedalava na Lagoa. As investigações mostram que a vítima foi atacada por dois menores de idade. Segundo testemunhas, mesmo não oferecendo resistência, o profissional foi ferido.
Na quarta-feira (27) de maio, ocorreu a primeira audiência na Justiça, sobre a morte do médico. O primeiro apreendido de 16 anos acusado de participação no assalto, negou a autoria. Ele alegou que estava em casa na comunidade de Manguinhos, Zona Norte, no momento do crime.
O segundo adolescente, de 15 anos, foi encaminhado, no fim da tarde da mesma quarta-feira, para prestar depoimento na DH sobre o crime. A delegada Patrícia Aguiar, afirmou na época que essa captura foi feita em São João de Meriti, na Baixada Fluminense e declarou que o menor confessou participação no assalto. No entanto, o investigado responsabilizou o outro jovem apreendido como autor das facadas.
Uma reviravolta no caso veio à tona no início da noite de terça-feira (2) deste mês. Um terceiro adolescente se apresentou à Polícia Civil e confessou ter participado do assalto que terminou em tragédia.
Na 25ª DP (Engenho Novo) o rapaz contou aos agentes que participou do crime junto com o segundo adolescente e que o primeiro menor, de 16 anos, não teve atuação no assalto. Ainda de acordo com este terceiro jovem, o ataque ao cirurgião teria sido realizado pelo segundo rapaz.