Polícia Federal prende espanhol com 6 quilos de cocaína no Galeão
Publicado
emUm espanhol de 22 anos foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (6) no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O homem foi preso quando tentava embarcar com seis quilos de cocaína com destino à Europa.
Segundo os agentes, a droga foi detectada durante a inspeção por raio-x. Ela estava no forro lateral da mala despachada pelo rapaz em um tipo de material semelhante ao material emborrachado da própria mala.
O espanhol disse aos policiais que havia chegado ao Brasil há cerca de uma semana e recebeu a mala já pronta. Ele contou ter aceitado levar a bagagem para a Europa porque está desempregado. O homem contou que ia embarcar para Lisboa, Portugal. O destino final da droga seria a cidade de Faro, no sul do país.
O preso foi indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode variar de 5 a 15 anos de reclusão. Ele foi levado para o presídio Ary Franco, em Água Santa, subúrbio do Rio.
Outros casos este ano
Em maio, a PF prendeu um francês, de 54 anos, quando ele tentava embarcar no Tom Jobim/Galeão com destino a Marselha, na França. Ele levava 9,5 quilos de cocaína no fundo falso de uma mala. O francês foi preso em flagrante e indiciado por tráfico internacional de drogas.
No mês passado, um angolano de 36 anos foi preso quando tentava embarcar com 1,2 quilos de cocaína também no aeroporto. A droga estava escondida em duas caneleiras, grudadas com fita adesiva. O homem disse que recebeu a droga na cidade de São Paulo e que a levaria para Luanda, em Angola.
Em outra operação, os agentes encontraram 12 quilos de cocaína com um casal de americanos que tentava embarcar em voo com destino ao Sri Lanka.
O homem, de 33 anos, e a mulher, de 32 anos, nascida na Coréia do Sul e naturalizada americana, desembarcaram de um vôo que vinha da Colômbia. A droga estava em 12 boinas de papel de fax e dentro de capas de seis livros infantis despachadas pelo casal.