Dois foragidos da Justiça são presos durante operação na Maré
Publicado
emNa manhã desta sexta-feira (10) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (CI/PMERJ), em parceria com o Setor de Inteligência do Exército e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ (CSI), realizam operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Até o momento, policiais militares localizaram dois foragidos da Justiça e apreenderam um adolescente suspeito de ligação com o tráfico, segundo informou a assessoria de imprensa do MP.
Valdinei Sabino dos Santos, que era procurado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e tráfico de drogas, e Michael Ferreira de Lima, acusado de roubo qualificado e tentativa de homicídio, foram presos e levados para a 21ª DP (Bonsucesso). Foi recuperado ainda um carro roubado e apreendidas seis motos e 55 cápsulas de cocaína.
A ação tem como objetivo cumprir 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela juíza da 36ª Vara Criminal, Simone Ferraz, contra as facções criminosas que comandam o tráfico de drogas na região. Estão sendo procuradas armas, drogas, somas de dinheiro de origem ilícita, além de outros objetos ligados à atividade do tráfico.
A organização criminosa investigada atua nas comunidades da Esperança, Vila do João, Salsa e Merengue, Vila dos Pinheiros, Morro do Timbau e Baixa do Sapateiro e é vinculada à facção Terceiro Comando Puro (TCP), que se utiliza de “olheiros” e monitoramento à base de rádios, pistolas e fuzis, além de atiradores posicionados em locais públicos e imóveis estratégicos, para exercer o domínio territorial da localidade, onde são armazenadas armas e drogas.
Durante a operação, vão ser cumpridos seis mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar da União, de traficantes envolvidos no assassinato do cabo do Exército Michel Augusto Mikami, ocorrida em 28 de novembro de 2014, são eles Alexandre Ramos do Nascimento, vulgo “Pescador”; Ernani de Souza, vulgo “Morfi”, “Boneco” ou “Boldinho”; Thiago da Silva Folly, vulgo “TH” ou “Chapoca”; Rodrigo Vieira Viana, vulgo “Travesso”; Cesar Reis de Barros, vulgo “Tipo Assim”; e Marcos Vinícius Soares Ribeiro, vulgo “Red Bull”.
Participam da ação 140 homens da Polícia Militar e da CSI/MP empenhados diretamente no cumprimento dos mandados, que contam com o apoio do Bope, dos batalhões de Choque e de Ação com Cães (BAC), além do Grupamento Aeromóvel (GAM).