Cristo Redentor vai ganhar centro de visitação para turistas que devem invadir Rio em 2016
Publicado
emO Cristo Redentor vai ganhar um centro de visitação para turistas em 2016. Segundo informações do O Dia, a previsão de entrega do espaço é julho, um mês antes dos Jogos Olímpicos do Rio. A obra, orçada em R$ 25 milhões, começará em 30 dias. O objetivo é diminuir as filas e dar conforto para quem espera para acessar o monumento.
O contrato de concessão para a empresa Paineiras-Corcovado é de 2012, mas o projeto para a construção do centro de visitação está parado desde 2013, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) contestou as autorizações da obra e exigiu as permissões do Ibama e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foram concedidas este ano. O centro será construído no antigo Hotel Paineiras, de 1880 e que está fechado há 31 anos.
De acordo com Pablo Morbis, diretor do consórcio, o espaço terá bilheteria, centro de exposições permanentes, lojas de souvenis, sanitários e um restaurante panorâmico. Na área externa, está prevista a construção de uma lanchonete, um restaurante com buffet e um back bar.
As visitações ao Cristo Redentor vão continuar durante o período de obras. Entretanto, mas a recomendação é que os turistas comprem antecipadamente os bilhetes online e que evitem acessar o local de carro. “Só ouvem falar do Corcovado na alta temporada, quando reclamam das filas. Todos os pontos turísticos do mundo têm filas. Nós estamos tentando oferecer mais conforto”, disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Figueira de Mello.