Novo esquema de segurança no metrô começa nesta quinta-feira
Publicado
emComeçou a vigorar nesta quinta-feira (13) um novo esquema de seguranças no metrô do Rio. Segundo informações do G1, a Concessionária Metrô Rio assinou um convênio com a Polícia Militar que vai propiciar um aumento de policiamento principalmente nos acessos às estações. Os policiais militares vão trabalhar armados e fardados em apoio aos seguranças particulares do metrô.
O esquema começa com 15 PMs que vão trabalhar em turnos, nos dias de folga em apoio ao 382 seguranças particulares da empresa. As estações que vão receber os policiais são as que registram maior número de delitos como roubo de celular, nas imediações, como a Central do Brasil e de grande movimentação, como Pavuna e General Osório, como informou o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osório.
“O metrô já tem um histórico de segurança forte, mas queremos aumentar essa sensação de segurança pra os 850 mil usuários que usam o transporte diariamente. O efetivo vai ser flexível no que se refere a contingente e localização, pois serão chamados a trabalhar conforme o planejamento e as necessidades, como quando ocorre algum evento”, disse Osório, destacando que o objetivo principal da medida é dissuadir as pessoas da pratica de delitos.
O coronel Sebastião Alcântara explicou que os PMs vão receber pelo Proeis e foram voluntários pra este serviço. “Inicialmente, vão atuar no entorno e nos acesso, mas poderão agir nas plataforma e nos vagões, de acordo com a necessidade”, disse o oficial. O Metrô também aumentou em 10% seu efetivo de segurança que hoje é de 382 homens, além camaradas nas estações e nãos vagões dos novos trens.