Tribunal de Contas vai usar software especial para fiscalizar licitações do Buriti
Publicado
emO presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Renato Rainha, recebeu o secretário de Fazenda Leonardo Maurício Colombini, em audiência para debater esforços conjuntos para a preservação do equilíbrio fiscal e financeiro do Governo de Brasília. No encontro, foi apresentado o Mapa de Preços, um programa de acompanhamento de notas fiscais eletrônicas da Sefaz/DF que é referência nacional.
O software possui mais de 300 milhões de produtos e serviços cadastrados na base de dados. E, com esse volume de informações, o programa permite fazer diversas análises comparativas. “É um ótimo instrumento para auxiliar os órgãos de controle”, afirmou o secretário de Fazenda.
O Tribunal pretende utilizar a ferramenta para fiscalizar os preços praticados em licitações. Com o programa, é possível comparar, por exemplo, os valores pagos por um hospital particular e por um público em um mesmo medicamento num mesmo período.
O presidente do TCDF lembrou o caso de um pregão para a compra de um remédio que foi suspenso pela Corte. Havia uma diferença de mais de 18.000% entre o preço previsto na licitação e o preço praticado no mercado.
“Esse programa vai nos ajudar e muito a verificar a economicidade das contratações públicas do DF”, disse Renato Rainha.