As campanhas nacionais de vacinação contra a poliomelite e de multivacinação começam nesta sábado (15). Até o dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar mais de 200 postos nas unidades de Atenção Primária, as clínicas da família e os centros municipais de saúde, de toda a cidade do Rio de Janeiro. A ação vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Dia D de vacinação contra a poliomelite acontecerá amanhã, em postos montados em diversos locais do município carioca. Contra a paralisia infantil devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 331.448 meninos e meninas.
A campanha nacional de multivacinação para atualização do esquema vacinal é voltada para crianças menores de cinco anos de idade, que deverão ser levadas a uma unidade de Atenção Primária, para que a caderneta seja avaliada pelo profissional de saúde.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como a Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. A atualização vai acontecer de forma seletiva, por meio de avaliação prévia da caderneta das crianças, buscando aquelas que precisem de alguma dose para regularizar sua situação.
Não há contraindicações à administração da vacina oral contra poliomielite (VOP), evitando-se somente nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, com imunodeficiência, portadores de HIV ou crianças com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.
Em caso de dúvidas, os responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade mais próxima, basta acessar o site da SMS ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura (1746).