Conselho de Multas do Detran começa a funcionar para avaliar queixas de motoristas
Publicado
emOs novos integrantes da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), setor do Detran responsável por analisar os processos sobre multas de trânsito, começam a trabalhar na segunda-feira, 24. As nomeações já foram publicadas no Diário Oficial.
O órgão deixou de averiguar 4,7 mil recursos desde o início do ano, quando o setor ficou sem funcionário, após o governador Rodrigo Rollemberg decretar a exoneração de comissionados e congelar 30% dos cargos de confiança no GDF.
Os representantes têm mandato de um ano, que pode ser prorrogado por igual período. O Detran informou que a análise dos recursos deve ser retomada logo que os julgadores tomarem posse.
O órgão emite em média 3.009 multas por dia. Processos simples costumam levar 90 dias para serem apreciados, diz o Detran. A seção é prevista em lei e conta com três subdivisões. Cada uma tem três membros – um presidente e dois “vogais”.
A junta funciona como um tribunal, mas de caráter administrativo. As decisões tomadas pelas comissões julgadoras são consideradas de primeira instância, e delas cabe recurso junto ao Conselho de Trânsito. Associada a ela existe uma secretaria executiva, à qual cabe o envio de comunicados, montagens de ofícios e pedidos de vistorias. A equipe é composta por concursados e estagiários.